Economia

O Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP), divulgou esta semana os dados de emprego do setor da construção civil referentes ao mês de fevereiro de 2017. Os dados são da pesquisa realizada pelo SindusCon-SP em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV), com base em informações do Ministério do Trabalho e do Emprego (MTE).

Após registrar alta no primeiro mês do ano, Rio Claro registra queda no índice de empregos da construção civil. Segundo a pesquisa, o mês de fevereiro apresentou queda de 0,57% em relação ao mês de janeiro deste ano. O percentual corresponde a 17 postos de trabalho a menos na cidade, no mês de referência. Ainda em comparação com o primeiro mês do ano, apenas duas cidades da região de abrangência do SindusCon-SP – Regional Campinas tiveram aumento no número de vagas: Americana e Paulínia. Em contrapartida, as maiores quedas foram registradas em Piracicaba e Indaiatuba.

Na comparação com o mesmo período de 2016, a variação fica em -13,96%, com queda de 484 vagas. A última variação positiva do índice havia sido em janeiro de 2017, quando registrou aumento de 2,42%. Atualmente, o estoque acumulado de trabalhadores é de 2.982 pessoas com carteira assinada.

“A retomada da economia brasileira depende diretamente da estabilidade política que, desde o início do ano, tem demostrado que vai demorar acontecer. Nas cidades em que houve alguma reação positiva, os índices foram bem discretos e ainda não foram suficientes para contrapor o desempenho de 2016 – já que todas as cidades de nossa cobertura continuam negativas nessa comparação”, explica o diretor do SindusCon-SP – Regional Campinas, Marcio Benvenutti.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.