Foto: Divulgação/PMRC

Rio Claro confirmou nesta semana dois novos casos de dengue, totalizando oito neste ano. A orientação é para que a comunidade redobre os cuidados na eliminação de possíveis criadouros do Aedes aegypti, que também transmite zika vírus, chikungunya e febre amarela.

Para evitar a proliferação do mosquito da dengue, a Secretaria Municipal de Saúde realiza ações preventivas que incluem visitas casa a casa, nebulização e vistorias em pontos estratégicos. Para que o trabalho seja efetivo,  a Secretaria de Saúde alerta a população para a importância do envolvimento de todos no combate ao mosquito.

Algumas ações da comunidade são fundamentais no combate ao Aedes, entre elas colocar areia nos pratinhos dos vasos de plantas; tampar baldes e bacias; manter pneus em local coberto; deixar garrafas com a boca virada para baixo; limpar calhas para não acumular água; tratar água de piscina e fontes com produtos adequados; limpar e manter caixas d’água bem fechadas; e lavar regularmente os bebedouros de animais com água e sabão. O descarte correto de materiais é importante na luta contra o mosquito.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.