Do primeiro dia do ano até o último dia 15 de fevereiro foram 35 dias sem chuvas

Carine Corrêa

Do primeiro dia do ano até o último dia 15 de fevereiro foram 35 dias sem chuvas, segundo balanço da Defesa Civil de Rio Claro
Do primeiro dia do ano até o último dia 15 de fevereiro foram 35 dias sem chuvas, segundo balanço da Defesa Civil de Rio Claro

Após registrar dias secos, a umidade relativa do ar na noite de ontem (17) estava em 81,4% e choveu cerca de 12 mm.

Os dados levantados junto ao membro da equipe Marco Antonio Ferreira ainda revelam que os períodos mais críticos foram de 1º de janeiro ao dia 13 do mesmo mês, e do dia 27 do mês passado até o último dia 10 de fevereiro: “Nesses dois blocos não houve nenhuma ocorrência de chuvas”, explica Ferreira.

Na sexta-feira (14) choveu o equivalente a 10,2 mm, no sábado (15) o volume foi de 43 mm e no domingo (16) a precipitação marcada foi 13,4 mm.

Ainda segundo os números, o mês de fevereiro registrou 66,8 mm de chuva.

Em janeiro a quantidade de chuva registrada em Rio Claro foi a mais baixa no comparativo com o mesmo mês dos últimos cinco anos, segundo dados da Defesa Civil de Rio Claro, coletados na estação localizada no Bairro do Estádio: choveu 115 mm durante o mês todo, pouco mais da metade dos 210,1 mm registrados em janeiro de 2013.

Sobre as temperaturas, na noite de ontem (17) o clima estava ameno, com 29,1ºC.

Conforme previsões do Centro de Análise e Planejamento Ambiental (Ceapla) feitas em outra oportunidade, ao longo do verão as temperaturas máximas devem ser em torno de 35ºC e 36ºC.

Na estação, a Defesa Civil realiza a Operação Verão através do monitoramento das áreas de risco no município. Recentemente, uma equipe do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) esteve na cidade realizando o trabalho de atualização e identificação destas áreas. O trabalho foi feito com as cidades que fazem parte da Operação Verão.

A estação termina no dia 20 de março, seguida pelo outono.

 

Esta é uma reprodução da notí­cia publicada na edição impressa do Jornal Cidade

 

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.