Escorpiões normalmente ficam nas redes de água e esgoto e têm como porta de entrada às residências ralos e rede elétrica. Por isso é importante que as tomadas tenham espelhos e os ralos devem ser fechados

O aparecimento de animais peçonhentos, principalmente de escorpiões, é uma preocupação recorrente da população de modo geral.

Em Rio Claro, neste ano de 2022, 50 acidentes envolvendo escorpiões foram registrados pela Vigilância Epidemiológica, sendo que nenhum deles resultou em óbito.

O Centro de Controle de Zoonoses realiza visitas e orientações relacionadas ao aparecimento de escorpiões. No caso de aparecimento destes animais, as solicitações devem ser feitas via ouvidoria municipal, pelo telefone 3526-7105, para que equipe vá até a residência e possa orientar os moradores sobre cuidados preventivos. Um alerta muito importante é que os moradores nunca devem manusear os escorpiões.

VENENO

De acordo com a prefeitura municipal de Rio Claro, o veneno para eliminar escorpiões tem baixa eficácia. A principal orientação da Vigilância Epidemiológica é em relação ao descarte correto de materiais, já que o acúmulo de entulho favorece a proliferação de escorpiões. Estes animais também se alimentam de baratas, daí a importância de redobrar cuidados para que as baratas não apareçam e sejam atrativos para escorpiões.

ENTRADA

Escorpiões normalmente ficam nas redes de água e esgoto e têm como porta de entrada às residências ralos e rede elétrica. Por isso é importante que as tomadas tenham espelhos e os ralos devem ser fechados.

EMERGÊNCIA

No caso de picada, deve-se buscar uma unidade de pronto-atendimento. Se a vítima tiver menos de 10 anos, a orientação é para que seja levada diretamente ao pronto-socorro municipal, na Avenida 15.

CONTATO

No caso de aparecimento de escorpiões, a prefeitura municipal deve ser acionada através da ouvidoria, pelo telefone (19) 3526-7105.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.