Vinte e um novos casos de dengue foram confirmados em Rio Claro nesta semana. Boletim divulgado pela Vigilância Epidemiológica do Município aponta 1.059 casos de dengue desde o início do ano e nenhum caso de zika vírus, chikungunya e febre amarela, doenças também transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

A Secretaria de Saúde reforça que os cuidados preventivos devem ser mantidos pela comunidade mesmo nesta época de tempo seco, já que qualquer quantidade de água é suficiente para a reprodução do mosquito transmissor. O apoio da população na eliminação dos criadouros é fundamental para evitar a dengue.

O Centro de Controle de Zoonoses realiza vistorias casa a casa e também em pontos estratégicos e imóveis especiais. Nos bairros em que há confirmação de casos é feita a nebulização.

Além do setor de saúde, o trabalho preventivo tem participação de vários setores da administração municipal. As secretarias de Obras e de Agricultura fazem limpezas periódicas de terrenos particulares e em áreas públicas onde moradores, de forma inadvertida, descartam entulho e lixo. Para colaborar na eliminação de criadouros os rio-clarenses contam com coleta de lixo domiciliar em todos os bairros, seis ecopontos, coleta seletiva de lixo e serviço mensal de cata bagulho.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.