Semana “Ogum e suas origens culturais – A cultura africana entre nós”, em Rio Claro, tem na sexta-feira (27) apresentação do espetáculo “Virado à Paulista”, com o grupo Cia. Cênica. A atividade será às 15 horas na Praça da Liberdade e tem entrada franca.

“O espetáculo tem participação ativa do público é a oportunidade para conhecermos um pouco mais sobre o samba paulista e sua história”, observa Daniela Ferraz, secretária da Cultura.

Em “Virado à Paulista” cortejo de rua homenageia o samba paulista, seus compositores e intérpretes. Nomes como Geraldo Filme, Dionísio Barbosa, Henricão, T. Kaçula, Paulo Vanzolini e Adoniran Barbosa, entre outros, estão representados no cortejo, que conta com a participação do público. O espetáculo propõe uma viagem tendo como portos as raízes africanas, os encontros na festa do Bom Jesus de Pirapora, os cordões carnavalescos, a institucionalização do carnaval, a resistência do samba de raiz, a intolerância religiosa e o preconceito racial. Após a apresentação, haverá bate-papo com o público sobre o espetáculo e o tema abordado.

A programação da Semana “Ogum e suas origens culturais” prossegue até domingo (29). Haverá ainda apresentação de grupos culturais de maculelê, umbigada, roda de capoeira e congada e atrações musicais. A programação completa está disponível no site cultura.rc.sp.gov.br/ogumesuasorigens.

A Semana de Ogum em Rio Claro tem o apoio da Câmara Municipal, governo do estado de São Paulo, Assessoria de Cultura para Gêneros e Etnias e Proac São Paulo.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.