Escolhida entre várias cidades paulistas, Rio Claro receberá entre 18 e 20 de abril o 32º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, um dos eventos mais esperados de Saúde Pública em 2018. “Colocamos o setor como prioridade para Rio Claro e a escolha de nosso município para receber esse evento é reflexo do destaque que a saúde ganhou no município a partir do ano passado”, comenta o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria.

Para o evento, organizado pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (Cosems/SP), são esperados mais de 1.500 participantes. As atividades serão realizadas no Clarentiano Faculdade.

Serão três dias de discussões sobre o sistema público de saúde do estado de São Paulo, com a presença de importantes autoridades do Ministério da Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e dos municípios paulistas. O tema central é “30 anos de SUS: SUStentabilidade para garantia do Direito à Saúde – Aumento do financiamento federal e estadual!”.

Cursos, palestras, rodas de conversas, feira de expositores, além da 15ª Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios e o 8º Prêmio David Capistrano fazem parte da programação do evento, que também contará com o espaço Gilson Carvalho, local de confraternizações, debates, exposições, lançamentos de livros e apresentações especiais.
Outro destaque do evento será o quarto Encontro de Prefeitos, para o qual são esperados mais de 50 chefes de Poder Executivo de cidades paulistas. Este ano o encontro vai discutir a necessidade de um novo pacto federativo devido, em grande parte, ao esgotamento de recursos dos municípios nos gastos com a Saúde.
“Será uma grande oportunidade de se discutir esse importante sistema público universal de saúde que é o SUS”, observa o presidente do Cosems/SP, Carmino Sousa. “O evento também servirá para estabelecer compromissos políticos com a preservação e o desenvolvimento do SUS”, acrescenta, destacando que o Cosems/SP defende o aprimoramento do sistema público de saúde com o suporte e a orientação dos gestores de saúde de nosso estado e a participação ativa em todas as instâncias de deliberação e pactuação do sistema.

“Nesse importante encontro teremos a oportunidade de trocar experiências e reivindicar maiores avanços para o SUS em nossas cidades. Rio Claro está de portas abertas para receber secretários, prefeitos e demais servidores da Saúde, tendo em mente que a melhoria do SUS é uma luta de todos nós”, ressalta o secretário municipal de Saúde de Rio Claro, Djair Francisco.

A programação completa do 32º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo está disponível no hotsite http://www.cosemssp.org.br/congresso-2018.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.