Rio Claro iniciou na quinta-feira (12) a realização de 7.000 exames sorológicos para Covid-19. Os testes estão sendo feitos no Pronto Atendimento do Cervezão e, a partir de sábado (14), também serão realizados na unidade de pronto atendimento (UPA) do Bairro do Estádio.

A testagem, realizada em parceria com o governo estadual, irá produzir no município amostra ainda mais fidedigna e atualizada sobre a doença. Os resultados irão aprimorar os estudos sobre a Covid-19, seu agente causador (o novo coronavírus) e os impactos que a pandemia ainda vem produzindo sobre a saúde da população.

A realização dos exames está incluída na rotina de atendimento das duas unidades e os exames serão feitos nos pacientes que necessitarem de atendimento médico de urgência, independente de apresentarem, ou não, sintomas gripais.

Após uma rápida entrevista para inquérito epidemiológico, é coletado o sangue da ponta do dedo do paciente e em cerca de 20 minutos fica pronto o resultado. Mais que apontar resultado positivo ou negativo para coronavírus, o exame identifica se o vírus está na fase ativa ou de disseminação (IGG), ou se se trata de uma pessoa que já teve contato com esse vírus e está com anticorpos(IGM). O resultado é enviado por rede de dados instantaneamente ao Instituto Butantan e ao sistema estadual da Vigilância Epidemiológica (SIVEP).

Os exames serão realizados até que seja atingido o número de 7.000, conforme estipulado ao município. 

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.