Ações de prevenção e promoção à saúde do homem estão sendo intensificadas neste mês da Campanha Novembro Azul. A Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro realiza neste sábado (19) mutirões para atendimento de homens a partir de 45 anos em duas unidades de saúde. Os mutirões serão nas unidades básicas de saúde do Wenzel e do Vila Cristina, das 9 às 15 horas.

“O atendimento será voltado à saúde do homem como um todo e inclui solicitação de exames quando necessário, a partir de critérios médicos”, observa Vania Molke, que coordena o setor de atenção primária. As consultas serão por agendamento e também haverá vagas para demanda espontânea.

Além das consultas, a programação do mutirão terá vacinação de crianças e adultos, testes rápidos de infecções sexualmente transmissíveis e palestras. No Wenzel a palestra ministrada terá como tema “Saúde do homem” e no Vila Cristina “Conscientização e prevenção ao câncer de próstata”.

Novos mutirões serão realizados na semana que vem. Na segunda e na terça-feira (22), a UBS do Vila Cristina terá atendimento aos homens no período noturno, das 17 às 20 horas. Na quarta-feira (23) o mutirão noturno será na UBS da Avenida 29. E no dia 26 haverá mutirões na UBS da 29 e na UBS do Cervezão. Nas demais unidades de saúde do município estão sendo realizadas atividades informativas e de orientação aos homens.

Além disso, neste mês a Fundação de Saúde vem fazendo busca ativa de homens com mais de 45 anos que tenham hipertensão ou diabetes. “O objetivo é assisti-los com qualidade e efetividade na rede municipal de saúde, melhorando a adesão do tratamento e acompanhamento”, observa Giulia Puttomatti, presidente da Fundação de Saúde.

A busca ativa se dá por meio da central de acesso avançado, que faz o contato com o paciente para o agendamento de consultas na unidade de saúde de referência.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.