No sábado, 174 pacientes passarão por cirurgia de catarata.

Rio Claro realiza neste sábado (25) a segunda etapa do segundo mutirão de cirurgias oftalmológicas. Serão operados 174 pacientes que já tinham feito a cirurgia de catarata no primeiro olho e precisavam do procedimento também no outro olho. Com a conclusão do segundo mutirão de cirurgias oftalmológicas, Rio Claro totaliza 671 cirurgias deste tipo realizadas em dois mutirões.

“A saúde é uma de nossas prioridades e trabalhamos para oferecer à população atendimento mais rápido e cada vez com mais qualidade, impactando positivamente a vida das pessoas”, ressalta o prefeito Gustavo.

A primeira etapa desse segundo mutirão foi em novembro, quando 203 pacientes fizeram a cirurgia. No primeiro mutirão, em agosto e setembro, foram realizadas 294 cirurgias de catarata e pterígio.

“O atendimento a estas pessoas é uma demanda importante que estamos conseguindo atender, proporcionando a elas mais saúde e qualidade de vida”, observa Giulia Puttomatti, presidente da Fundação Municipal de Saúde. Os dois mutirões foram viabilizados por recursos de emenda parlamentar conseguidos pelo vereador Julinho Lopes a partir de articulação com o deputado estadual Delegado Olim e deputado federal Mauricio Neves.

As cirurgias no sábado serão feitas no Centro de Especialidades e Apoio Diagnóstico (Cead). No domingo (26) os pacientes retornam ao Cead para avaliação pós-cirúrgica e depois de 30 dias todos os 203 pacientes que participaram desse segundo mutirão passam por nova avaliação, que antecede a alta.

“É muito importante a realização dessa consulta para alta e é nesse momento que o oftalmologista faz adequação no grau da lente dos óculos utilizados por pacientes”, frisa Débora Mota Tavares, que coordena o setor de Especialidades da Fundação de Saúde.

Tags: , ,

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.