A prefeitura de Rio Claro atende neste sábado (27) 173 pacientes em cirurgias oftalmológicas. Serão 69 cirurgias de pterígio e 104 de catarata. Nas próximas semanas os pacientes com catarata irão realizar o procedimento no outro olho, o que totaliza 277 cirurgias. Com isso, o município irá zerar a fila de espera para esta demanda.

“Catarata e pterígio tratam-se de doenças muitas vezes incapacitantes, e, com a cirurgia, os pacientes recuperam a saúde e a qualidade de vida, podendo retomar as atividades”, observa Giulia Puttomatti, presidente da Fundação Municipal de Saúde.

Os procedimentos serão realizados no Centro de Especialidades e Apoio Diagnóstico (Cead), a partir das 5h30, com expectativa de 24 pacientes atendidos a cada hora. Para isso, o município organizou logística com equipes reforçadas e qualificadas. As avaliações pré-cirúrgicas foram feitas no sábado (20).

“É mais uma demonstração do nosso compromisso em promover atendimento de saúde com qualidade para a população”, observa o prefeito Gustavo. Para os procedimentos, o município conta com emenda parlamentar de 500 mil reais, conseguidos por meio de articulação do vereador Julinho Lopes.

Os pacientes que irão fazer a cirurgia de catarata retornam ao Cead no domingo (28) para o pós-operatório. A consulta seguinte está agendada para o próximo dia 3, quando os 173 pacientes passarão por avaliação médica. Além disso, os pacientes estão sendo orientados para em caso de qualquer intercorrência procurar o Cead para atendimento.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Dia a Dia:

Grupo JC celebra 20 anos de revista

Rio Claro: tempo ensolarado e calor de 32°C hoje