O município de Rio Claro poderá estabelecer intercâmbio para receber alunos e profissionais chineses da área médica. Com o intercâmbio, alunos e profissionais de Rio Claro poderão ir à China. O assunto foi discutido nesta semana na China, onde o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, e o secretário municipal de Governo, Desenvolvimento Econômico e Planejamento, Francesco Rotolo, cumprem uma série de compromissos em visita oficial a Haidian, distrito de Pequim.

O prefeito e o secretário visitaram o Beijin DCN Orthopaedic Hospital, referência em ortopedia para atletas de alta performance e atendimento geral, e que, desde 2010, oferece ensino clínico para o departamento de reabilitação esportiva da Universidade de Esportes de Pequim. “No hospital são atendidos atletas de alta performance, com a mais avançada tecnologia em procedimentos médicos”, ressalta o prefeito Juninho.

“Apresentamos aos chineses nosso interesse em parceria e eles prontamente também se manifestaram interessados em um intercâmbio”, informa Juninho, lembrando que as presenças da Unesp com seu Departamento de Educação Física, o curso de medicina do Claretiano e estrutura da rede de saúde municipal são fatores positivos para o interesse chinês no intercâmbio com Rio Claro.

O prefeito Juninho destaca ainda que o setor industrial rio-clarense como pólo da América Latina na produção de órtese e prótese também poderá ter grande participação num intercâmbio de Rio Claro com Haidian. “Fizemos o convite para que uma delegação chinesa visite Rio Claro, que é a capital da América Latina em órtese e prótese, também para conhecer os produtos que a cidade fabrica”, informou o prefeito rio-clarense.

“O hospital de Haidian tem um alto índice de sucesso na recuperação de acidentados e pode compartilhar conhecimento e tecnologia”, afirma o secretário Francesco Rotolo, lembrando que “um intercâmbio como este abre enormes perspectivas para setores importantes do município”.

O prefeito Juninho está cumprindo uma série de compromissos internacionais na China, para onde viajou na quinta-feira (18), com despesas integralmente custeadas pela entidade chinesa que lhe fez o convite. Também participam Isaias Guedes Guimarães, presidente da Câmara de Relações Brasil-China, e senhora Xu Yuan Yuan, presidente da Agência de Cooperação Internacional e diretora executiva da Câmara China-Brasil.

Rio Claro será o primeiro município brasileiro a firmar convênio com Haidian. Distrito do município de Pequim, Haidian tem mais de três milhões de habitantes e grande tradição no ensino universitário. Haidian é considerado um centro de tecnologia da informação.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.