Uma das mais tradicionais festas culturais do interior paulista poderá ficar sem sua edição deste ano por falta de apoio do governo estadual. A 10ª edição do Black June deveria ter sido realizada no mês passado, conforme prevê o calendário do município e o calendário turístico do Estado de São Paulo, mas, por enquanto, não tem data marcada para 2019 e corre o risco de não ser realizada.

“Todo ano o suporte maior é oferecido pelo município e o governo estadual completa o restante, mas desta vez só temos a confirmação do apoio da prefeitura e, sem recursos estaduais, não temos como realizar o evento com a qualidade e a grandeza que o público está acostumado”, afirma Davi Betanho Romualdo, membro da Família Bronx, organizadora do evento.

“Sabemos da relevância desta festa para a cultura, não só pela manifestação artística e culinária, mas especialmente por ser um momento de grande confraternização da comunidade rio-clarense e pessoas de outras cidades”, afirma o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, acrescentando que “apoiamos o evento nos dois anos anteriores e para este ano também a Black June tem o nosso incentivo”.

Nesta terça-feira (2), Davi se reuniu com o prefeito Juninho e os secretários municipais Ronald Penteado (Turismo) e Daniela Ferraz (Cultura), quando confirmou que a festa ainda não foi realizada em razão de não terem recebido recursos estaduais. Em anos anteriores, a Secretaria Estadual da Cultura fez o repasse por intermédio da Associação Paulista dos Amigos da Arte (Apaa). “Embora o evento esteja no calendário turístico paulista, a Secretaria Estadual de Turismo também não destinou nenhum recurso”, ressalta Davi Romualdo. A inclusão no calendário foi a partir de projeto dos deputados Aldo Demarchi, Leci Brandão e Márcia Lia. O Black June é evento oficial no calendário municipal a partir do projeto do então vereador Sérgio Desiderá.

Por intermédio das secretarias de Cultura e Turismo, a prefeitura já confirmou apoio ao evento deste ano providenciando tenda, sanitários, palco, sistema de som e uma atração musical para show.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.