Rio Claro ultrapassou nesta sexta-feira (11) a marca de 100 mil doses de vacina contra a Covid aplicadas. Com a vacinação em horário estendido nesta sexta-feira, nem todas as doses aplicadas neste dia já constam na somatória, que com a finalização dos dados diários deverá ser ainda maior. Até o fim da tarde, a Secretaria Municipal de Saúde contabilizou 100.130 doses aplicadas.

“Estamos empenhados em vacinar a população o quanto antes e todos gostaríamos que a vacinação estivesse num ritmo mais acelerado, porém para isso dependemos do envio das doses pelos governos federal e estadual”, observa Suzi Berbert, diretora de Vigilância em Saúde.

No município, 70.162 pessoas receberam a primeira dose da vacina, sendo que 29.968 foram vacinadas também com a segunda dose. Os números representam 33,73% da população vacinada com primeira dose e 14,4% também com segunda dose.

O ritmo de vacinação em Rio Claro continua acima das médias estadual e nacional no que se refere ao percentual da população vacinada e os números positivos são resultado também de parceria com a iniciativa privada. O trabalho coordenado pela Vigilância Epidemiológica tem importante participação dos convênios Unimed, Santa Filomena e Santa Casa Saúde e também da Faculdade Anhanguera.

“Mesmo após vacinadas, as pessoas devem manter os cuidados preventivos à Covid, com uso de máscara, higienização das mãos e, principalmente, evitando aglomerações”, alerta Giulia Puttomatti, secretária de Saúde, acrescentando que o município tem trabalhado exaustivamente no enfrentamento à pandemia e os números positivos na campanha de vacinação são parte importante destes esforços. 

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.