O município de Rio Claro foi autorizado pelo Ministério da Saúde a emitir o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP). O documento é obrigatório para pessoas que vão viajar a países que exigem comprovação de vacinação contra doenças como a febre amarela.

O CIVP começou a ser emitido pela Vigilância Epidemiológica de Rio Claro na segunda-feira (4), prioritariamente para as pessoas que comprovarem que viajarão ou realizarão conexão em algum dos países que exigem o documento. A lista com os países que exigem o certificado está disponível na internet no site da Organização Mundial de Saúde (OMS), no endereço http://www.who.int/ith/2017-ith-annex1.pdf?ua=1.

“Uma conquista que Rio Claro pleiteava já há muito tempo. Agora as pessoas que precisam viajar, seja a trabalho ou a passeio, não precisarão ir a outras cidades para conseguir o certificado internacional de vacinação”, afirma o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Djair Francisco, o pedido para que Rio Claro fosse autorizado a emitir o CIVP tramitava desde o ano passado no Ministério da Saúde e foi reforçado pessoalmente ao ministro da Saúde, Gilberto Occhi, em sua visita ao município durante o 32º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo. “A emissão desse certificado é um direito garantido aos cidadãos que precisam viajar e Rio Claro não contava com esse serviço. Tão logo assumimos a gestão da Fundação Municipal de Saúde demos início ao processo no Ministério da Saúde”, explica Djair.

Essa medida tem como objetivo preservar o atendimento aos moradores de Rio Claro que, de fato, precisam do CIVP, uma vez que o certificado é necessário apenas aos viajantes com destino a países que exigem a comprovação da aplicação da vacina contra a febre amarela.

Para a emissão do Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia – CIVP não será válida a dose fracionada da vacina contra febre amarela. Para que o cidadão possa obter o certificado é necessário seguir os seguintes passos:

1 – Tomar a vacina exigida. O interessado pode obter a vacina gratuitamente em um posto de saúde do SUS ou deve procurar os serviços de vacinação privados credenciados. A vacina contra febre amarela deve ser tomada com antecedência de, no mínimo, dez dias antes da viagem.

2º Passo – Realizar o pré-cadastro no Sispafra. Para agilizar a emissão do certificado, o interessado deve realizar um pré-cadastro no endereço http://www.anvisa.gov.br/viajante, clicar na opção “cadastrar novo” ou no link “cadastro”.

3º Passo – Comparecer à sede da Vigilância Epidemiológica. Em Rio Claro a VE fica na Avenida 24, 1.120, entre as ruas 9 e 10, Santana. O atendimento é feito das 8h30 às 11h30. Para a emissão do CIVP, é imprescindível a presença física do interessado, uma vez que a emissão está condicionada à assinatura do viajante.

4ª Passo – Apresentar na VE a documentação necessária para emissão do CIVP. O interessado deve apresentar o cartão nacional de vacinação, original e cópia do RG e do CPF, nº do cartão SUS, cópia de comprovante de residência em Rio Claro em nome do viajante e comprovante de viagem ao país com exigência do CIVP.  O prazo para a entrega da CIVP é de até cinco dias úteis. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone da Vigilância Epidemiológica, (19) 3532-3793.

 

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.