Mas, afinal, o que precisa ser feito para que a cidade ultrapasse o momento de crise? Atrasos no pagamento de fornecedores e aluguéis são mencionados nos bastidores

Antonio Archangelo/Coluna PolítiKa

Dados apurados pela jornalista Vivian Guilherme evidenciam que Rio Claro ficou com nota abaixo da média (4,0) da região e a 433ª posição no ranking da transparência.

Os dados divulgados pelo Ministério Público Federal fazem parte de um estudo inédito em que avalia a transparência de todos os municípios e estados do País, e têm por objetivo verificar se prefeitos e governadores têm cumprido a lei que obriga a publicação na internet de todas as receitas e despesas, além das licitações e dos contratos firmados pelo poder público, uma lei que vigora desde 2009. O ranking também contabilizou se a lei de acesso à informação está sendo cumprida.

Ao todo, somente sete cidades receberam a nota máxima, sendo que a avaliação atribuiu notas de zero a dez para cada site, enquanto que zero significa nenhuma transparência e dez transparência máxima. Foram 649 prefeituras que obtiveram nota zero, cerca de 12% das cidades brasileiras.

Na região, o destaque ficou para Corumbataí, que obteve a 18ª colocação no Estado de São Paulo, com nota 8, atrás apenas de cidades como São Paulo, Sorocaba, Jundiaí e Indaiatuba. A segunda melhor colocada da região é Cordeirópolis, com a 55ª colocação e nota 7,1.

Em terceiro está Santa Gertrudes, com nota 6,9 em 75º lugar. Na sequência está Ipeúna na 178ª posição com nota 6,9. Itirapina ficou com nota 5,9 e na 206ª colocação, enquanto que Analândia foi a sexta melhor colocada da região com nota 5,5, na 265ª posição. Marcelo Barbosa, responsável pelo site da transparência em Corumbataí, comemorou o resultado. “Fomos o primeiro município com menos de dez mil habitantes com o melhor portal da transparência do Estado, para mim isso é motivo de muito orgulho e reconhecimento por um trabalho que coordenei e executei, mostrando que é possível sim a um município pequeno, com poucos recursos, estar entre os grandes”, comenta Barbosa.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.