A prefeitura de Rio Claro está realizando amplo levantamento entre a comunidade para mapear o interesse dos que deixaram a escola e querem voltar a estudar. Quem quer retornar às salas de aula pode preencher formulário on-line no endereço https://forms.gle/BNc9SHrNwu4yrNZY6, ou ligar para 3522-1950. É a ação Viva EJA – volte a estudar!

As informações fornecidas também servirão para a Secretaria Municipal de Educação orientar e encaminhar aqueles que querem frequentar as turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) municipal de 2022. Por isso as inscrições da EJA 1 e 2 neste ano não estão sendo realizadas diretamente nas unidades de ensino.

“Atender com qualidade passa pelo planejamento, daí a importância dessa iniciativa”, comenta o prefeito Gustavo Perissinotto, ressaltando os ganhos para toda a sociedade do estímulo aos estudos, à volta à escola e à permanência nas salas de aula.

Os mapeamentos da Secretaria Municipal da Educação também estão sendo realizados em outras frentes. Levantamento feito a partir de dados da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social mostra que hoje existem cerca de mil pessoas de Rio Claro inscritas no Cadastro Único que não são alfabetizadas, e oito mil que não concluíram o Ensino Fundamental.

A secretária municipal de Educação, Valéria Vélis, explica que aferir a demanda dos que querem voltar a estudar vai ajudar o município a definir questões como ampliação das salas de EJA e as referentes a transporte escolar, entre outras. “Todos podem participar desse projeto, mesmo as pessoas que já concluíram seus estudos, falando sobre o assunto com vizinhos, colegas e parentes, ou ajudando a preencher o formulário que está na internet”, ressalta.

Atualmente a rede pública municipal de ensino de Rio Claro conta com seis unidades de ensino em que há Educação de Jovens e Adultos – as escolas Armando Grisi (Jardim Paulista 2), Caic (Jardim Palmeiras) e Sylvio de Araújo (Vila Cristina) oferecem EJA 1 (primeira a quarta série do Ensino Fundamental) e EJA 2 (quinta a oitava série do Ensino Fundamental); a escola Marcelo Schmidt unidade 1 (Cidade Jardim) oferece EJA 2; e as escolas Marcelo Schmidt unidade 2 (Centro), Sérgio Hernani Fittipaldi (Parque São Jorge) e Victorino Machado (Parque das Indústrias) oferecem EJA 1.

No primeiro semestre do ano passado a prefeitura atendeu 510 alunos nos cursos de EJA e no segundo semestre, 490. O início do ano letivo deste ano está programado para o dia 7 de fevereiro, inclusive os cursos de EJA.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.