Rio Claro registrou 31 casos de dengue nesta semana

Rio Claro registrou 31 casos de dengue nesta semana

Rio Claro manteve índice satisfatório no mais recente levantamento concluído na semana passada pela Fundação Municipal de Saúde para avaliar a densidade larvária no município em relação ao mosquito transmissor da dengue. A análise de densidade larvária (ADL) apontou resultado de 0,99, índice satisfatório de acordo com a classificação da Organização Mundial de Saúde (OMS).

“O combate à dengue é uma responsabilidade que todos devemos ter, e não podemos nos descuidar nas medidas preventivas”, destaca Giulia Puttomatti, presidente da Fundação Municipal de Saúde.

Para a análise, os agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) vistoriaram 2.530 imóveis, coletando amostras de larvas. O trabalho foi realizado de 3 a 14 de outubro.

“Essa análise é importante para mapear a situação do município e nortear as ações de combate ao Aedes aegypti”, pontua Pedro Buzzá, responsável pelo CCZ.

Os trabalhos preventivos ao Aedes são ininterruptos na cidade. As ações incluem visitas realizadas nas residências diariamente, retirada de criadouros e nebulização. “A principal medida preventiva à dengue é a eliminação de criadouros e, ainda mais neste período de chuvas, é primordial que a população também esteja engajada neste trabalho”, observa Valdirene Bordin, responsável pelo setor de combate a endemias do CCZ.

Rio Claro tem 356 casos de dengue neste ano. Não há registros de zika vírus, chikungunya e febre amarela, doenças também transmitidas pelo Aedes aegypti.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Dia a Dia:

Programa combate lentidão na abertura de empresas

Jucielen vence bicampeã nos EUA