A prefeitura de Rio Claro lançou oficialmente nesta segunda-feira (18) o projeto Viajando pelo Mundo da Leitura, que até o final de maio irá distribuir livros para 13.512 alunos das escolas da rede pública municipal de ensino como incentivo à leitura. “Acreditamos na educação como caminho para um mundo melhor e a leitura é primordial para novos conhecimentos”, observa o prefeito Gustavo.

O projeto é desenvolvido pela Secretaria Municipal da Educação, por intermédio do Centro de Aperfeiçoamento Pedagógico.

“O objetivo, além de incentivar a prática da leitura, é oferecer novos estímulos aos alunos na recomposição da aprendizagem comprometida pelos dois anos da pandemia de coronavírus”, afirma a secretária municipal da Educação, Valéria Velis, que participou da primeira entrega realizada na tarde desta segunda-feira (18), na Escola Municipal Jardim das Palmeiras – Caic.

O município investiu mais de R$ 4 milhões na compra dos livros, que serão entregues como Sacolas de Leitura para 3.808 alunos do ensino infantil I e II de 26 escolas e, como Maletas da Leitura, para 9.704 alunos do 1º ao 5º ano de 27 escolas do Ensino Fundamental I.

Cada sacola ou maleta terá seis livros de literatura infantil, que serão doados aos alunos para levarem para casa. Entre os títulos que serão distribuídos aos estudantes estão: “O tupi que você fala”, “Jeremias desenha um monstro”, “O colecionador de palavras”, “A peleja de Chapeuzinho Vermelho com o Lobo Mau”, “O sofá que engoliu as crianças” e “Meu avô tem oito anos”.

Nas salas de aula serão desenvolvidas atividades interdisciplinares, em parceria com as famílias, as quais farão parte de todo o projeto no decorrer do ano letivo. Conforme lembram os coordenadores do projeto, a leitura na primeira infância tem como um dos objetivos a construção de vínculos afetivos.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Dia a Dia:

Grupo JC celebra 20 anos de revista

Rio Claro: tempo ensolarado e calor de 32°C hoje