A prefeitura de Rio Claro vai lançar neste mês de novembro um programa de incentivo à ação responsável de animais. “Vamos incentivar as adoções e ampliar as orientações à população para que isso ocorra de forma responsável”, explica o prefeito Gustavo ao falar sobre a criação do projeto.

Atualmente o canil municipal tem quase 200 animais para serem adotados. São 122 cachorros, 69 gatos e oito cavalos. “Sabemos o quanto um animal pode mudar positivamente a vida de uma pessoa”, afirma o prefeito, que há seis anos adotou Belinha, uma cachorra vira-lata resgatada na rua.

A Secretaria Municipal de Comunicação está definindo o nome do programa, que será CasaCãomigo ou FicaCãomigo. “Isso será feito com a colaboração de crianças e adultos. Aproximadamente dois mil alunos de escolas municipais estão participando de uma votação e na semana que vem vamos lançar uma enquete para toda a população”, explica a secretária de Comunicação, Nathália Spatti.

A enquete estará nas redes sociais da prefeitura na terça-feira, dia 22, e, na quinta-feira, será anunciado o nome escolhido. “No dia 29 vamos iniciar a divulgação de fotografias e vídeos dos animais que o canil tem para adoção”, informa Nathália.

Todos os animais adotados saem do canil municipal castrados, vacinados e com chip de identificação. O serviço atende no Distrito Industrial, na Avenida das Indústrias com a Rua Alfa, telefone 3532-4115.

O programa que será lançado pela prefeitura também prevê a realização de palestras em escolas e empresas sobre adoção consciente, diferença entre dono e tutor, com alerta sobre os erros na criação, segredos de um bom tutor e os princípios de bem-estar animal.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.