Com orientações e diálogos, o projeto da Secretaria Municipal de Segurança pretende mostrar aos estudantes os riscos do contato com as drogas

Divulgação

A Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana de Rio Claro irá desenvolver neste semestre a campanha “Drogas não entre nessa” voltada para alunos do terceiro ano do ensino fundamental. A campanha é coordenada pela Guarda Civil Municipal, por meio do projeto educacional de combate às drogas Geduc (Guarda Educacional).

Até junho, o projeto será realizado em quatro escolas municipais: Celeste Calil (localizada no Jardim Novo Wenzel), Darci Reginatto (no Santa Cruz), João Batista Maule (distrito de Assistência) e Sylvio de Araújo (no bairro São Miguel).

Ao longo do semestre serão discutidos vários temas como o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), acordo de convivência, conceito de drogas, drogas ilícitas, pressão de grupo e de mídia, valorização e autoestima, entre outros tópicos. Nessa primeira etapa do projeto serão atendidas 300 crianças. “A campanha visa orientar os estudantes contra os malefícios das drogas”, explica o secretário de Segurança e Mobilidade Urbana, Marco Antonio Bellagamba. Além disso, o projeto pretende trabalhar a questão da segurança pública de maneira preventiva através da educação e conscientização.

Além do trabalho de combate às drogas, o Geduc também desenvolve campanhas de educação no trânsito que buscam difundir a idéia de que pode haver um trânsito mais consciente e menos perigoso.  “O caminho é a formação dos jovens e crianças para que se tornem motoristas responsáveis”, esclarece Sabrina Roberta Cristofoletti, palestrante do Geduc.

Neste mês, a equipe do Geduc fará apresentações do teatro “Educação para o Trânsito” nas escolas Caic (dia 14) e João Batista Maule (28) e no projeto Sol Nascente (21), atendendo mais de 1.000 crianças.

O Geduc (Guarda Educacional) é um projeto de educação informal direcionado ao combate às drogas desenvolvido pela Secretaria Municipal de Segurança, Defesa Civil e Mobilidade Urbana, por meio da Guarda Municipal. O programa busca, através de orientações e diálogo com os estudantes do ensino fundamental, desenvolver a consciência crítica dos alunos e contribuir para sua formação cidadã.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.