Numa parceria da prefeitura com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), o município de Rio Claro elaborou o Plano Municipal de Inclusão Produtiva, que tem o objetivo de concentrar e organizar as ações destinadas à qualificação profissional, geração de emprego e renda, e incentivo ao empreendedorismo. “O objetivo é ampliar as oportunidades para as pessoas participarem do mercado de trabalho”, afirma o prefeito Gustavo, que fará o lançamento do plano nesta terça-feira (15), às 14h30, no Paço Municipal.

O trabalho de elaboração do plano teve a participação das secretarias municipais do Desenvolvimento Social e Desenvolvimento Econômico, Fundo Social de Solidariedade, programa de Economia Solidária e Udam (União de Amigos).

A partir de um termo de colaboração com a Udam, a prefeitura tem 215 vagas disponíveis em 15 oficinas voltadas à inclusão produtiva. Nos centros de qualificação profissional gerenciados pelo Fundo Social o município oferece mais de 10 cursos, também gratuitos.

“O programa de Inclusão Produtiva é um serviço complementar da política municipal de assistência social, que visa a integração, capacitação e qualificação profissional dos usuários para a empregabilidade”, afirma Vilma Sprícigo, secretária municipal do Desenvolvimento Social. O objetivo é que os usuários tenham condições de buscarem meios de subsidiar, financeira e tecnicamente, iniciativas que lhes garantam a capacidade produtiva e de gestão.

O plano busca complementar as atividades desenvolvidas no atendimento social e fortalecer a função produtiva dos adultos, bem como promover o desenvolvimento da autonomia de habilidades no público menor aprendiz.

“Com plano municipal de inclusão produtiva, mais do que organizar as ações no setor, o município amplia o entendimento das necessidades de qualificação profissional ao promover as articulações entre os atores da rede”, destaca o secretário do Desenvolvimento Econômico, Anderson Christofoletti.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.