A campanha de vacinação contra a gripe prossegue com números expressivos em Rio Claro. Dados contabilizados pela Vigilância Epidemiológica mostram que 17.910 pessoas já foram vacinadas no município desde o início da campanha, no dia 23 de abril, até esta quinta-feira (10). Esse número representa 43% da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, que é de vacinar 42 mil pessoas, pertencentes aos grupos prioritários.

Nesse sábado (12) a Vigilância Epidemiológica espera ampliar ainda mais esses números. As unidades básicas de daúde (UBS) e unidades de saúde da família (USF) vão abrir das 8 às 17 horas para realizar a vacinação e participar da mobilização nacional promovida pelo Ministério da Saúde, o Dia D de vacinação contra a gripe.

Além das unidades de saúde, haverá vacinação no Cead (Centro de Especialidades e Apoio Diagnóstico), no Sepa (Serviço Especializado em Prevenção e Assistência a ISTs) e em unidade móvel que irá funcionar no Jardim Público no sábado, também das 8 às 17 horas.

No sábado, assim como tem sido feito até agora, serão vacinadas as pessoas que pertencem aos grupos prioritários, com indicação do Ministério da Saúde para receber a vacina. São elas: crianças de seis meses a 5 anos; pessoas com 60 anos ou mais; gestantes; mães com até 45 dias após o parto; profissionais da saúde; professores da rede pública e particular; população indígena; portadores de comorbidades; funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade, como adolescentes internados em instituições sócio-educativas.

A partir de segunda-feira (14) a campanha de vacinação prossegue normalmente no município até o dia 30 de maio. Em Rio Claro a vacinação é feita em 18 salas localizadas nas unidades básicas e de saúde da família. Os horários de vacinação são de segunda a quinta-feira, das 07h30 às 15h30 e de sexta-feira, das 07h30 às 13h30 (USF) e de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 15h30 (UBS). Os endereços de todas as unidades de saúde podem ser consultados no site www.saude-rioclaro.org.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.