Rio Claro iniciou nesta quinta-feira (17) a vacinação contra a Covid para crianças de 6 meses a 2 anos. Bernardo Monteiro Taddei Poletto Tocchio foi a primeira criança na faixa etária a receber a vacina. Bernardo nasceu prematuro de 6 meses, pesando 600 gramas, e por conta disso desenvolveu doença pulmonar. “Ele já nasceu tão guerreiro, tão pequenininho, e hoje está crescendo e se desenvolvendo. Não queremos que a Covid venha a afligir a vida dele e o deixe doente”, destacou o pai Marcelo Poletto Tocchio, acrescentando que a vacina é uma proteção para o pequeno e também para a família. “É importante para a vida dele, ainda mais neste momento”, resume o pai, que levou Bernardo para tomar a vacina acompanhado da mãe da criança, Georgia Monteiro Taddei.

A Fundação Municipal de Saúde realiza a vacinação das crianças de 6 meses a 2 anos a partir de agendamento. A quantidade de doses da Pfizer Baby que o município recebeu é insuficiente para atender todas as crianças da faixa etária e, por conta disso, nesse primeiro momento estão sendo priorizadas as que têm comorbidade, conforme orientação do Ministério da Saúde.

Caso não haja procura deste público, as doses serão, aos poucos, liberadas para demais crianças da faixa etária, em formato de xepa, para que não haja desperdício nos frascos abertos.

O agendamento é realizado por e-mail. Os responsáveis pela criança, com ou sem comorbidade, devem entrar em contato com a Vigilância Epidemiológica pelo e-mail [email protected]. No assunto da mensagem deve constar se o caso é de criança com comorbidade ou interesse na xepa. No texto é necessário informar o nome e data de nascimento da criança, nome do responsável, telefone para contato e descrição da comorbidade (se for o caso), preferencialmente anexando a solicitação médica. O agendamento será respondido por e-mail, informando local e horário para a vacinação. Ao comparecer para a vacinação, é preciso que o responsável apresente documento pessoal da criança e carteirinha de vacinação de rotina.

Vacinação Covid

Para as pessoas a partir de 3 anos a vacina contra a Covid continua disponível. As doses para quem tem 3 anos ou mais são aplicadas de segunda a sexta-feira nas unidades básicas de saúde e unidades de saúde da família a partir das 7h30. Nas unidades do Mãe Preta, Terra Nova e Bonsucesso a vacinação vai até as 18h30. Nas demais unidades até as 16h30. Apenas as doses da Pfizer infantil, para crianças de 5 a 11 anos, são aplicadas exclusivamente nas UBS do Wenzel, Cervezão, Vila Cristina e Avenida 29. Nas demais unidades a vacina utilizada nas crianças é a Coronavac. Não há vacinação nas unidades do Boa Vista e Guanabara, que estão em reforma.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.