Rio Claro já tem 27 hortas em escolas

Rio Claro já tem 27 hortas em escolas

O Departamento de Silvicultura, da Secretaria Municipal de Agricultura, realizou na semana passada a implantação de horta na Escola Municipal Sérgio Hernani Fittipaldi.

A iniciativa faz parte do programa “Horta nas Escolas”, que tem a interação direta dos alunos na formação, plantio e cultivo de verduras e hortaliças. Lançado no ano passado, o programa já abrange 27 escolas e instituições, numa parceria das secretarias municipais da Agricultura e de Educação.

Conforme ressalta Valmir Pinton, secretário municipal de Agricultura, o programa Horta na Escola é uma iniciativa valiosa que traz inúmeros benefícios para as crianças. “Além de ser uma oportunidade de aprendizado prático, a horta escolar promove o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, nutricionais e ambientais”, destaca.

Ao cultivarem uma horta na escola as crianças têm a oportunidade de vivenciar a jornada completa de uma planta, desde a semeadura até a colheita. Nesse processo aprendem lições valiosas sobre paciência, perseverança e responsabilidade, enquanto observam o crescimento e a transformação das plantas ao longo do tempo. Além dos benefícios educacionais, a horta escolar também proporciona momentos de interação e trabalho em equipe.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.