Eleitor faz assinatura digital durante atendimento para o cadastramento biométrico

Ednéia Silva

Ainda não há uma decisão definitiva sobre o sistema que será utilizado nas eleições de 2016: manual ou eletrônico. Mas isso não impede que os cartórios continuem fazendo o cadastro biométrico dos eleitores de Rio Claro. A biometria começou no dia 1º de outubro e até o momento já foram realizados 3.439 cadastros nos dois cartórios do município.

O chefe do cartório da 288ª Zona Eleitoral, Alexandre Sanches, informa que tem atendido uma média de 50 pessoas por dia para fazer a biometria. Até quarta-feira (2) tinham sido cadastrados 1.400 eleitores, número baixo se considerarmos o total de cidadãos cadastrados no cartório eleitoral: 65.700.

No cartório da 110ª Zona Eleitoral já foram realizados 2.039 cadastros biométricos. O chefe da unidade, Guilherme Taufic, considera o número baixo frente ao número de eleitores registrados na zona, que é de 76.599. O cartório tem atendido entre 50 e 70 pessoas por dia. No entanto, segundo Taufic, a maioria é eleitor novo ou transferência. Ainda são poucos os atendimentos para recadastramento eleitoral.

Eleitor faz assinatura digital durante atendimento para o cadastramento biométrico
Eleitor faz assinatura digital durante atendimento para o cadastramento biométrico

Fazer a identificação biométrica ainda não é obrigatório, mas o eleitor que antecipar o procedimento pode evitar filas no futuro, quando o cadastramento será exigido pela Justiça Eleitoral. Para fazer o cadastramento o eleitor deve procurar o cartório de sua zona de votação munido de título, documento oficial com foto, CPF e comprovante de residência recente. O cadastro do eleitor é atualizado, ele faz sua assinatura digital, é fotografado e tem as impressões digitais dos dez dedos das mãos colhidas.

Em Rio Claro, o cartório da Zona 110 fica na Rua 8, 819, Centro; da Zona 288 na Avenida 13, 634, Centro; e da Zona 245 na Rua 14, 521, Consolação. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 12 às 18 horas. Para agilizar o atendimento, os cartórios recomendam que o eleitor faça agendamento prévio através do site www.tre-sp.jus.br.

>>> Votação manual em 2016 seria um grande retrocesso

A atualização do cadastro eleitoral por meio de biometria é disciplinado pela Resoluções do TSE nº 23.335/2011 e nº 23.366/2011. O procedimento está sendo realizado gradativamente pela Justiça Eleitoral no país. A revisão eleitoral e o cadastro de novos eleitores podem ser feitos até o dia 4 de maio de 2016. Depois disso, o procedimento será suspenso até o fim das eleições.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.