O município de Rio Claro ganhará mais duas escolas de ensino fundamental para atender 1.560 crianças. As unidades de ensino serão construídas nos bairros Jardim Novo e Benjamin de Castro, com início das obras previsto para o dia 4 de junho. A data foi anunciada nesta quarta-feira (23) pela empresa S. Maluf Engenharia e Obras Ltda, na cerimônia de assinatura do contrato e da ordem de serviço, realizada no paço municipal. A construtora venceu as duas licitações e será responsável pela execução das duas obras de forma simultânea.

As escolas serão construídas pela prefeitura em parceria com o governo federal, por meio do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), ligado ao Ministério da Educação. O investimento é de R$ 7,1 milhões nos dois projetos, sendo mais de R$ 3,5 milhões para cada escola. “Rio Claro se destaca no país com relação ao recebimento de recursos do FNDE. Fomos contemplados com essas duas escolas e mais três creches, e tenho certeza de que essas obras vão transformar as regiões onde elas serão realizadas”, destacou o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, ressaltando ainda a importância do alinhamento político entre prefeito, deputados, vereadores e Ministério da Educação, para obtenção dessas conquistas. “A educação é o caminho para a formação de cidadãos do bem e a construção de escolas contribui para reduzir a necessidade de presídios”, completou Juninho.

O secretário municipal da Educação, Adriano Moreira, frisou a importância das duas escolas para esses dois bairros, que tiveram grande crescimento populacional nos últimos anos com a entrega de novos conjuntos habitacionais, sem os equipamentos públicos necessários, inclusive unidades de ensino, para atender essa demanda. Com isso, os alunos são levados para estudar em outras localidades, aumentando os gastos com transporte. “Ter essas duas escolas é uma satisfação e um alívio, não só com relação à economia de recursos, mas também para oferecer maior conforto e comodidade às crianças que vão poder estudar perto de casa”, assinalou Moreira, que reiterou à empresa a importância do cumprimento de prazos e especificações técnicas, para que as obras sejam concluídas e entregues o quanto antes.

A empresa S. Maluf foi representada pelo diretor administrativo, Bruno Tot Maluf e pelo engenheiro Rodinei Santos. “É um dia especial assinar esses dois contratos com obras com impactos social e educativo tão grandes. Cumprimento a gestão municipal pela recuperação em investimentos e tenho certeza que essas duas obras serão dois casos de sucesso na administração e no portfólio da empresa”, declarou Maluf.

Os vereadores afirmaram que vão estar atentos aos trabalhos. “Vamos acompanhar e fiscalizar as obras junto com a prefeitura”, informou o vice-presidente da Câmara Municipal, Júlio Lopes. “Pedimos responsabilidade à empresa para que essas obras não gerem prejuízos futuros”, reforçou o vereador Val Demarchi, que salientou ainda que esses projetos só foram  viabilizados devido ao alinhamento político do Democratas no governo federal, através do ex-ministro da Educação Mendonça Filho e de Leandro Damy – diretor do FNDE –, do deputado estadual Aldo Demarchi, do deputado federal Rodrigo Garcia e da bancada do DEM na Câmara Municipal, composta pelos vereadores André Godoy, Geraldo Voluntário, Ney Paiva, Ruggero Seron e Val Demarchi. Essa articulação também possibilitou a recuperação de convênio e retomada das obras da creche do Terra Nova, que está sendo finalizada e vai atender 130 crianças em período integral.

Também participaram do evento o vice-prefeito e secretário de Segurança, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Sistema Viário, Marco Antonio Bellagamba; os secretários Ronald Penteado (Esportes e Turismo), Rodrigo Ragghiante (Negócios Jurídicos) e Emilio Cerri (Agricultura); os vereadores Ruggero Seron, Geraldo Voluntário e Irander Augusto; a presidente do Conselho Municipal da Educação de Rio Claro (Comerc), Luciana de Lourdes dos Santos; e funcionários da Secretaria da Educação.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.