O município de Rio Claro inicia na segunda-feira (31) a Operação Inverno para atender pessoas em situação de rua que precisam de auxílio também nos dias de baixas temperaturas. “O acolhimento a estas pessoas é ininterrupto e, no inverno, nossa preocupação é ainda maior”, afirma Vilma Sprícigo, secretária municipal do Desenvolvimento Social.

A Operação Inverno envolve o Serviço Especializado de Abordagem Social (Seas) e a Casa de Passagem, que realizam seus serviços em parceria com a Prefeitura de Rio Claro, e consiste em abordar nos espaços públicos, como calçadas e praças, pessoas em situação de rua.

A Operação Inverno será realizada por equipe composta por assistente social, educador social e motorista e percorrerá numa perua Kombi as ruas da cidade entre 18 e 22 horas. Na abordagem das pessoas em situação de rua será oferecido acolhimento com banho, jantar e pernoite em espaço que foi adaptado na Casa de Passagem. “O local foi adaptado de modo a garantir as normas de prevenção durante a pandemia de Covid-19”, explica Vilma, acrescentando que “caso o número de acolhidos seja superior ao esperado, outro espaço será preparado pelo município”.

O acolhimento na Casa de Passagem das pessoas em situação de rua é espontânea. Para aquelas que não aceitarem o acolhimento em abrigo serão oferecidos cobertor, agasalho e lanche.

A previsão inicial é de que a Operação Inverno vá até o final de agosto. A comunidade pode solicitar o serviço para acolher pessoas que estejam em situação de rua pelos telefones 3617-8911 ou 3533-1298.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.