No Dia Internacional do Idoso, 1º de outubro (segunda-feira), a prefeitura de Rio Claro inaugurou serviço pioneiro no município: o Núcleo de Orientação ao Idoso. Agora com o cuidado e acolhimento que merece, o idoso encontra as informações e orientações que precisa num único lugar. Gerenciado pelo Fundo Social de Solidariedade e Assessoria do Idoso, o Núcleo começa a atender na próxima segunda-feira (8).

“Esta é mais uma demonstração do respeito que temos com a população idosa”, destacou o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria. “Todas as secretarias municipais estão integradas ao serviço, dando condições para que o idoso tenha seus direitos assegurados”, acrescentou o prefeito.

“Estamos dando início a um serviço que irá aproximar e orientar os idosos, e contamos com a colaboração de todos, inclusive com sugestões, para que este trabalho tenha sucesso”, observou Paula Silveira Costa, presidente do Fundo Social, destacando que o núcleo será um local onde o idoso encontrará acolhimento e informação para que possa usar os serviços que já são realizados no município e muitas vezes são desconhecidos.

O funcionamento do serviço e algumas das orientações a que os idosos terão acesso no núcleo foram explicados por Néia Magalhães, da Assessoria de Políticas Públicas para o Idoso, vinculada à Secretaria da Cultura. “Esse é um passo muito importante que está sendo dado”, resumiu Néia, explicando que a necessidade de um espaço único de orientação é uma demanda que foi identificada no dia a dia, com os participantes de grupos de terceira idade.

Elisa Terra, presidente do Conselho do Idoso, disse que essa é uma iniciativa que se soma ao trabalho já realizado no município. “É um avanço no atendimento aos idosos”, disse Maria José Lucke, também do Conselho do Idoso.

“É uma conquista muito importante para os idosos, que agora contam com local de fácil acesso para buscar orientações que precisam”, observou o vereador Geraldo Voluntário, que representou a Câmara Municipal.

Antes do descerramento da placa de inauguração o pastor Vagner Tscherne abençoou o novo serviço, que representa “trabalho que agrega e contribui para melhor qualidade de vida do idoso”.

O Núcleo de Orientação ao Idoso reúne todas as informações sobre os serviços e políticas públicas disponíveis para as pessoas com mais de 60 anos de idade. No local, os idosos poderão obter orientações sobre direitos e deveres, funcionamento dos serviços públicos e sobre a legislação que protege os direitos da pessoa idosa. Também poderão fazer cadastro em grupos de terceira idade e para carteira de transporte interestadual. O núcleo fará ainda encaminhamentos das denúncias de casos de violência e situações de risco e, se necessário, para as áreas psicológica, social e jurídica.

“É um serviço que se funcionar de acordo com o proposto irá ajudar muito a população idosa, que muitas vezes não sabe onde procurar a informação necessária para ter acesso a um serviço e hoje encontra muita dificuldade para conseguir a orientação necessária”, disse Sandra Veloso, do grupo Luluzinhas. “É um grande ganho para o município e para a população idosa, que saberá a quem recorrer para tirar dúvidas e receber orientações sobre o que precisa”, frisou Thais Inforzato, coordenadora do Centro Dia do Idoso Padre Augusto Casagrande.

O novo serviço irá funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11 horas e das 13h30 às 16 horas, no paço municipal próximo à entrada da Avenida 3. O telefone é 3526-7144.

Também participaram da inauguração os secretários municipais Érica Belomi e Gilmar Dietrich, o assessor dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Paulo Meyer, e os vereadores Irander Augusto e Júlio Lopes.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.