O município de Rio Claro passa a contar na segunda-feira com um novo serviço de atendimento aos idosos. O Fundo Social de Solidariedade em parceria com a Secretaria da Cultura, através da Assessoria do Idoso, inaugura às 15 horas o Núcleo de Orientação ao Idoso, que reunirá todas as informações sobre os serviços e políticas públicas disponíveis para as pessoas com mais de 60 anos de idade. A inauguração faz parte da programação da 36ª Semana Municipal do Idoso, que será realizada de 1º a 4 e outubro.

“É uma atenção a mais para os idosos, uma forma de facilitar o acesso aos serviços destinados a esse público contribuindo para uma melhor qualidade de vida”, explica Paula Silveira Costa, presidente do Fundo Social. “É importante cuidar de quem cuidou da gente e muito contribuiu para a construção da cidade”, justifica.

O prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, ressalta a necessidade de ampliar o atendimento e assegurar os direitos dos idosos. “É um projeto pioneiro que visa acolher os idosos e atendê-los em suas necessidades de forma personalizada”, comenta Juninho da Padaria.

No local, os idosos poderão obter orientações sobre direitos e deveres, funcionamento dos serviços públicos e sobre a legislação que protege os direitos da pessoa idosa. Também poderão fazer cadastro em grupos de terceira idade e para carteira de transporte interestadual para idosos. O Núcleo fará ainda encaminhamentos das denúncias de casos de violência e situações de risco e, se necessário, para as áreas psicológica, social e jurídica. “Será um espaço de referência para os idosos para que eles possam conhecer os serviços oferecidos pelo município”, destaca a secretária da Cultura, Daniela Ferraz.

Para Néia Magalhães, assessora de Políticas Públicas para os Idosos, a implantação do Núcleo de Orientação ao Idoso é uma grande conquista para o município e à população idosa. “Vamos acolher e direcionar as demandas e utilizar as informações recebidas como embasamento para a elaboração de novas políticas públicas voltadas aos idosos”, declara.

O novo serviço irá funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11 horas e das 13h30 às 16 horas, no paço municipal próximo à entrada da Avenida 3. O telefone é 3526-7144. Como de 1º a 4 de outubro será realizada a Semana Municipal do Idoso, o atendimento no Núcleo terá início a partir dia 8 de outubro.

 

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.