Rio Claro tem um novo pólo para a educação voltada ao meio ambiente.  O Centro de Educação Ambiental “Sala Verde” foi inaugurado terça-feira (28) na Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade (Feena).

Instalada no prédio do departamento municipal de Manejo Florestal, vinculado à prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a Sala Verde é um projeto do Ministério do Meio Ambiente para o incentivo às ações e programas educacionais. Em Rio Claro, a Sala Verde tem apoio da Ambientelix Serviços Ambientais Ltda.

A Sala Verde inclui biblioteca, jogos e materiais didáticos fornecidos pelo governo federal para os alunos e visitantes. “Essa iniciativa traz conhecimento e estimula o respeito à natureza”, comenta o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria. “É importante que a Sala Verde esteja instalada na Floresta Navarro de Andrade, que é um lugar privilegiado que nós temos e queremos que faça parte do cotidiano dos rio-clarenses”, acrescenta.

Na inauguração, alunos de oito e nove anos do terceiro ano de Ensino Fundamental da escola municipal Dante Egreggio fizeram caminhada pela Feena e visitaram a Sala Verde. Também participaram de conversa sobre questões do meio ambiente e ouviram histórias sobre a Feena, além de terem recebido uma revista em quadrinhos educativa da Turma da Mônica, que trata de questões ambientais.

“A principal finalidade é trazer as crianças para aprenderem na prática, dentro da Feena, sobre meio ambiente, mesclando a parte educacional com a cultural e o lazer”, comenta o secretário municipal do Meio Ambiente, Antonio Penteado.

O projeto de lei que trouxe a iniciativa federal a Rio Claro é do vereador Seron e, após um semestre de atividades, os alunos recebem certificado de Agentes Ambientais chancelado pelo Ministério do Meio Ambiente. “A Floresta é muito bonita e aprendi que temos que cuidar desse e de outros lugares assim para que a gente tenha um futuro melhor”, diz a aluna Flávia Evangelista, de nove anos.

Participaram da inauguração da Sala Verde os vereadores Julio Lopes e Val Demarchi, o secretário municipal de Obras, Paulo Roberto de Lima; o gestor da Feena, Renato Santos; o assessor municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Paulo Meyer; e representantes do Grupo de Escoteiros Santa Cruz.

As escolas do Ensino Fundamental da cidade interessadas em agendar visitas à Sala Verde devem ligar para a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, telefone 3522-1997, das 8 às 17 horas.

A implantação da Sala Verde em Rio Claro também é mais uma ação desenvolvida pela prefeitura no “Programa Município Verde Azul”, no qual o governo estadual premia as cidades melhores ranqueadas pelos investimentos feitos no meio ambiente.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.