Divulgação

A relação entre o Rio Claro Futebol Clube e a Companhia Paulista de Estradas de Ferro será tema de palestra ministrada nesta quinta-feira (18) no 112º Bate-papo Cultural realizado pelo Arquivo Público e Histórico de Rio Claro. O tema será discutido pelo geógrafo Renan Vidal Mina. O evento será realizado às 20 horas no Casarão da Cultura que fica na Avenida 3 esquina com a Rua 7, Centro de Rio Claro. A entrada é franca.

“Os participantes vão receber certificados de participação, além de participar do sorteio de kits”, explica a superintendente do Arquivo Público, Mônica Frandi Ferreira, que convida toda a comunidade para prestigiar o evento. Após a palestra será aberta uma discussão com os presentes sobre o assunto.

Geógrafo formado pela Universidade Federal de Alfenas, com parte de seus estudos realizados na Universidade de Vigo (Espanha) e mestrando pela USP, Renan participa de vários grupos de pesquisas sobre o tema. “Serão discutidos os contornos históricos que balizam o surgimento do Rio Claro Futebol Clube”, aponta o pesquisador.

Serão abordados ainda o processo de disseminação do futebol através das linhas férreas, a dependência do clube em relação aos auxílios concedidos pela direção da Companhia Paulista, a inserção gradativa dos comerciantes e filhos de imigrantes italianos na rotina da agremiação e o enfraquecimento do paternalismo da empresa ferroviária.

A trajetória do Rio Claro Futebol Clube também pode ser vista em exposição fotográfica no paço municipal, na Rua 3 entre as Avenidas 3 e 5, região central da cidade. A mostra pode ser conferida até sexta-feira, dia 19 de maio, em horário comercial.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Esportes:

Jucielen vence bicampeã nos EUA