Da Redação

O Estado de São Paulo foi o mais citado em ranking com as 50 cidades mais seguras do Brasil. A lista feita pela empresa Urban Systems Brasil elencou 19 municípios, incluindo a cidade líder e mais pacífica do Brasil: Vinhedo.

O ranking levou em consideração critérios como taxa de homicídios, acidentes de trânsito, monitoramento de áreas de risco, iluminação pública, despesas com segurança, além do efetivo de agentes de segurança e de trânsito.

Para assumir o primeiro posto, Vinhedo subiu duas posições em relação ao ranking de 2016. Além da líder, a região de Campinas emplaca outras quatro cidades entre as 50 mais seguras. São elas Paulínia (6º lugar), Amparo (7º), Jaguariúna (38º) e Itupeva (42º).

Também entre as 50 mais seguras do País, com dados positivos diante dos critérios analisados, quatro cidades da região de Piracicaba: Artur Nogueira (9º), Araras (13º), Limeira (18º) e Monte Mor (20º). Ainda aparecem na lista Santos (10º) e Itanhaém (31º), na Baixa Santista, litoral sul; e o município de Itu (15º), na região de Sorocaba.

A região metropolitana de SP também se destacou com Cajamar (11º), São Bernardo do Campo (24º), Jandira (30º) e Mauá (48º). Já a de São José dos Campos, com Campos do Jordão (22º) e Ubatuba.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.