Rio Claro não pontua no ranking das 100 melhores para se investir na pesquisa da Revista Exame, em outubro

Adriel Arvolea

Rio Claro não pontua no ranking das 100 melhores para se investir na pesquisa da Revista Exame, em outubro
Rio Claro não pontua no ranking das 100 melhores para se investir na pesquisa da Revista Exame, em outubro

A Revista Exame publicou, em outubro, a pesquisa ‘As melhores cidades para investir no Brasil’ mesmo na crise. O ranking elaborado pela consultoria Urban Systems avaliou 309 municípios com mais de 100 mil habitantes.

No levantamento, 28 indicadores foram avaliados nas áreas de desenvolvimento social, capital humano, infraestrutura e desenvolvimento econômico. Esses aspectos são considerados essenciais para a evolução dos negócios em uma cidade.

Em primeiro lugar na lista aparece Barueri, um dos principais centros financeiros do Estado de São Paulo e um dos polos empresariais mais famosos do Brasil. Sua economia baseia-se em sua arrecadação de impostos, em especial o ISS, proveniente da prestação de serviços. A cidade abriga o bairro de Alphaville, um dos centros empresariais mais renomados do país, contando com sedes e filiais de grandes empresas.

Na região, destaque para Piracicaba (32º lugar), Americana (35º), Araras (53º) e Limeira (97º). No entanto, Rio Claro não figura entre as 100 melhores cidades para se investir. Consultada sobre o resultado, a Prefeitura de Rio Claro afirma que a cidade está preparada para receber novos investimentos e consolidar os já existentes. Apesar das limitações financeiras, acrescenta que, nos últimos oito anos, o governo municipal conseguiu desenvolver ações que contribuem de forma decisiva para o crescimento dos negócios locais.

“Recentemente, foram finalizadas obras que permitem 100% de tratamento de esgoto, o aterro sanitário foi ampliado, o fornecimento de água é de 100% e foi reestruturado. Os mais recentes números da ONU apontam Rio Claro na 34ª posição do ranking do IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal). Importantes obras viárias foram providenciadas, reorganizando o trânsito e integrando as regiões da cidade”, reforça a administração.

Também, reforça que o setor educacional público é referência nacional e acaba de receber autorização para implantar curso superior de medicina. “Por tudo isso e, também, por características construídas ao longo de sua história, Rio Claro certamente está habilitada a continuar a crescer e se desenvolver com qualidade de vida, que é o ambiente propício para os negócios e investimentos”, ressalta a administração municipal.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.