Os números são do Ministério do Trabalho e confirmam o município de Rio Claro como destaque nacional na geração de empregos no ano passado. Com saldo positivo de 1.295 vagas, Rio Claro ficou em 11º lugar no ranking entre as cidades paulistas que mais geraram empregos em 2017, levando em consideração a lista das 40 cidades brasileiras que mais abriram vagas em 2017. Os dados do governo federal foram aferidos com base em levantamento feito pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).

A criação de 1.295 vagas foi o melhor desempenho de Rio Claro nos últimos quatros anos, inclusive superando cidades de maior porte. De 2014 a 2016 todos os saldos foram negativos: -665 em 2014, -2873 em 2015 e -920 em 2016. O último resultado positivo de Rio Claro na geração de empregos tinha sido em 2013 quando foram criadas 864 vagas.

“O bom resultado obtido no ano passado na geração de empregos é fruto do investimento feito pelas empresas e das ações realizadas pelo município. E neste ano temos perspectiva de uma situação ainda melhor, pois vamos ampliar o apoio aos novos investimentos e realizar mudanças no Proderc”, comenta o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria. Dentre as iniciativas da prefeitura estão a concessão de incentivos fiscais, capacitação de mão de obra por meio de cursos de qualificação, captação de vagas e intermediação de mão de obra, entre outras.

“Além de encaminhar os trabalhadores para as empresas que nos procuram, temos tido a preocupação de prepará-los para o mercado de trabalho oferecendo cursos de capacitação e aperfeiçoamento técnico”, afirma Francisco Rotolo, secretário municipal de Governo, Desenvolvimento Econômico e Planejamento.

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) fez a captação de 2.064 vagas no ano passado com inserção de 1.043 trabalhadores no mercado de trabalho. A diretora do PAT, Renata Murbach, explica que o número de inserções pode ser maior, visto que nem todas as empresas dão feedback sobre as vagas preenchidas. Neste ano, de janeiro até 23 de março, foram feitas 567 captações e 199 colocações.

Empresas também estão se instalando em Rio Claro. Atraída pelo Sisbi (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal) uma empresa confirmou nesta semana a instalação na cidade com perspectiva de gerar empregos diretos e indiretos. O diretor do SIM (Sistema de Inspeção Municipal), Felipe Tauk, informa que a empresa escolheu Rio Claro pelo Sisbi, que lhe permitirá comercializar seus produtos não apenas na cidade ou estado, mas para todo o país. O nome da empresa ainda não foi divulgado.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.