Quase 50 notificações foram expedidas pela prefeitura de Rio Claro durante a fiscalização realizada no fim de semana para o cumprimento das regras da fase vermelha dos cuidados contra a pandemia do coronavírus. Na ação conjunta da Vigilância Sanitária e forças de segurança – a Guarda Civil e Polícia Militar – vários bairros foram percorridos nos períodos diurno e noturno. “Foi o primeiro fim de semana da volta da fase vermelha e por isso também fizemos trabalho de orientação”, explica o coordenador da Vigilância Sanitária, Agnaldo Silva.

No sábado (6) foram realizadas 36 inspeções e feitas 26 notificações, a maioria, 18, no período diurno. No domingo (7) foram feitas 26 inspeções e a maioria, 23, ocasionou notificações, duas delas noturnas, além de um auto de infração, também à noite.  Durante os dias úteis a fiscalização prossegue, inclusive à noite. Na segunda-feira (8) foram realizadas seis inspeções e feita uma notificação, no período noturno. No fim de semana a força-tarefa de fiscalização também recebeu quatro denúncias de festas clandestinas em chácaras, mas não foram constatadas irregularidades nos locais.

“Estamos intensificando a fiscalização porque é essencial que todos colaborem e sigam as regras para que possamos melhorar o grave quadro da pandemia”, reforça o secretário municipal de Segurança, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Sistema Viário, Otávio Balbão Júnior. Além de colaborar respeitando as normas sanitárias, a população também pode ajudar entrando em contato com as forças de segurança sempre que presenciarem situações irregulares. A Guarda Civil pode ser contatada pela linha 153 e a Polícia Militar, pela linha 190.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.