Luciano Gama e Marcos Silva (à direita) durante entrevista no Jornal de Esporte, da Rádio Excelsior Jovem Pan News, 1410 kHz

Matheus Pezzotti

Neste sábado (2), o Rio Claro FC inicia a sua sétima participação na Copa São Paulo de Futebol Júnior, que terá a participação de 122 clubes.

O time está no Grupo 10, com sede em Leme, e enfrentará na estreia, às 14 horas, o Lemense. Também fazem parte da chave o Atlético-GO, adversário do Galo Azul na segunda-feira (4), às 16 horas, e o Criciúma, que jogará com o Rio Claro FC na quarta-feira (6), às 14 horas. Neste ano, os dois primeiros de cada um dos 28 grupos se classificam para a fase seguinte.

Na última quarta-feira (30), o técnico Luciano Gama e o coordenador da base, Marcos Silva, da empresa WF1 Sport, falaram da preparação, no Jornal de Esportes da Rádio Excelsior Jovem Pan News.

“Fechamos a parceria desde janeiro e iniciamos o trabalho no Paulista. Já havia alguns atletas da gestão do Rio Claro FC que disputaram o Paulista do ano passado. Houve alguns erros ao trazer jogadores mais jovens, abaixo do Sub-20, mas no final conseguimos acertar o time”, diz Silva.

No estadual, o Galo Azul ficou em sexto, no Grupo 2, com Francana, Ponte Preta, Batatais, Capivariano, Primavera, Guarani, Independente, Ituano, Mogi Mirim e Rio Branco, com sete vitórias, três empates e 10 derrotas, e não se classificou.

Luciano Gama e Marcos Silva (à direita) durante entrevista no Jornal de Esporte, da Rádio Excelsior Jovem Pan News, 1410 kHz
Luciano Gama e Marcos Silva (à direita) durante entrevista no Jornal de Esporte, da Rádio Excelsior Jovem Pan News, 1410 kHz

“Tudo o que acontece na base, nós somos os responsáveis. O alojamento, que é uma casa com 14 quartos, todos com ar condicionado, o departamento de fisioterapia e rouparia, além da alimentação em restaurante. Posso dizer que essa estrutura poucos clubes do Brasil têm”, acrescenta Silva, que aproveitou para agradecer ao Juventude, ao Juventus e ao Grêmio da Bela Vista por cederem seus campos para o time treinar, problema encontrado pela comissão técnica neste período do ano.

Há um mês como técnico, Luciano Gama realizou nove jogos-treino, sendo dois com o XV de Piracicaba, dois com a Inter de Limeira, um com o time profissional do Rio Claro FC, um com a Ponte Preta, um com o Guarani, um com o São Carlos e um com a Lemense.

“Foram quase sempre três tempos de 30 minutos, com três times diferentes, e não nos preocupamos com os resultados. Peguei um time já formado e tentei colocar um pouco daquilo que fosse ideal, conhecendo as características dos atletas. A expectativa é grande. Vamos jogar com times com estruturas muito fortes. O Lemense está mais equiparado com a gente. O Atlético-GO tem um trabalho no profissional, mas não tem tanta tradição na base, ao contrário do Criciúma, que foi finalista da Copa do Brasil Sub-20 de 2013 e se trata de uma equipe muito boa. O primeiro jogo é fundamental, por ser estreia e que o adversário, na teoria, é mais igual ao nosso. Vamos tratar cada jogo como final e ver até onde vamos chegar”, afirma.

Além de Gama, a comissão técnica é formada pelos auxiliares Rodrigo Ribeiro e Sacha Vitte, o preparador físico Guilherme Melhado, o preparador de goleiros, Márcio Altarugio, o massagista Rivaldo Santana e o mordomo Clayton Santana.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Esportes:

Jucielen vence bicampeã nos EUA