Foto: Pedrinho Sarte

Após 36 dias de paralisação, o Campeonato Paulista de Futebol da A-2 retorna hoje (20) e promoverá o dérbi rio-clarense entre Rio Claro FC e AE Velo Clube válido pela quinta rodada. A partida tem o mando de campo do Galo Azul, mas devido a problemas no sistema de iluminação e com a determinação do Ministério Público que os jogos sejam após as 20h, o jogo será realizado em Santa Bárbara D’Oeste, no Estádio Antônio Lins Ribeiro Guimarães.

O clássico valerá muito mais que os três pontos. Isso porque estarão em jogo 30 anos de tabu em jogos oficiais. A última vitória do Velo Clube diante do Rio Claro FC foi em 1991, quando o time velista venceu o Azulão por 2 a 0, em jogo válido pela 2ª divisão do Campeonato Paulista. O último confronto pela Série A-2 foi em 2017, e terminou com o placar em 0 a 0. Em 2019 foi realizado o último dérbi rio-clarense, pela Copa Paulista de Futebol, e o Galo Azul venceu por 2 a 0 com gols de Gustavo Sapeka e Rodrigo.

Partida terá transmissão da rádio Jovem Pan News de Rio Claro às 20h. Ouça nos 1410AM, Facebook e Youtube do JC.

Os técnicos estão cientes de que não se trata de uma partida “normal”, pela rivalidade e tabu que estão em jogo, mas tentam minimizar a pressão.

“Não deixa de ser um jogo diferente, pela rivalidade, por ser um clássico. Tanto o dérbi quanto os outros jogos que virão a nossa intenção é sempre a vitória para subirmos na classificação. Nos preparamos bastante, para fazer uma bom jogo. É um retorno complicado, porque teremos três jogos com espaço de 48 horas, mas vamos seguir o protocolo e a determinação para seguir na competição”, João Vallim, técnico do Velo Clube.

“Teremos três jogos em um intervalo de 48 horas, será uma maratona e espero que os jogadores consigam suportar bem, sem contusões, já que o desgaste será grande. É um dérbi com uma rivalidade muita grande e qualquer tipo de prognóstico é difícil, mas nos preparamos bem nesse período sem jogar e esperamos conseguir um bom resultado nesse recomeço em busca da classificação. Recomeçar com vitória e três pontos é sempre muito importante”, disse Alberto Felix, técnico do Rio Claro FC.

Como em todo clássico os treinadores fazem mistério nas escalações, mas um provável Rio Claro tem: Rafael, Thiaguinho (Toninho), Roger Thomaz, Roger Bernardo e Acácio, Magno, Bruno Formigoni (Júnior Timbó), Gian, Cesinha, Jair e Denilson.

Já o Velo pode ir a campo com: Filipe Garça, Vinícius Pedalada (Luis Roberto), Lucas Cunha, Alexandre Carvalho (Wesley) e Ruan Quadro (Vinicius), Eurico, Alex Galo (Kayo) e Kadu Santos, Caio Vieira, Romarinho (Wesley) e Lucas Duni.

Vale relembrar que no último jogo o Galo Azul venceu o Red Bull Brasil por 4 a 1 e chegou aos seis pontos, subindo para a quinta rodada. O Azulão segue invicto com três empates e uma vitória. O Velo Clube também saiu vitorioso pela quarta rodada, com vitória por 2 a 1 sobre o Audax no Benitão. O Rubro-verde soma quatro pontos na décima colocação com quatro pontos.

Jogos da semana

Na quinta-feira (22) os times voltam a campo pelo estadual com o Rio Claro FC encarando o Sertãozinho às 20h na casa do adversário e o Velo Clube recebendo o Oeste às 22h. No sábado (24) O Rio Claro FC encara o Audax às 22h, em Osasco, e o Velo Clube vai até São Paulo enfrentar a Portuguesa no Canindé às 22h15.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Esportes:

Jucielen vence bicampeã nos EUA