Nebulização em residências tem sido uma das estratégias adotadas em Rio Claro para o combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue. Na segunda-feira (13) o trabalho foi iniciado na Vila Paulista, Jardim Progresso e Vila Martins.

“A medida intensifica as ações realizadas nos bairros com registro de caso positivo de dengue”, observa Maurício Monteiro, secretário de Saúde.

Um dia antes da ação os moradores são informados sobre o que deve ser feito antes, durante e após a aplicação do produto. “Como a nebulização é realizada nos quintais, portas e janelas da residência devem ficar abertas, por exemplo, para que a névoa circule pela casa”, pontua Diego Reis, gerente do Centro de Controle de Zoonoses.

A nebulização é eficaz no extermínio ao mosquito adulto, mas é importante que seja mantida eliminação dos criadouros para eliminar as larvas e impedir a proliferação do mosquito.

Paralelamente a este trabalho demais medidas preventivas, como visitação casa a casa e mutirões, continuam sendo feitas. “A colaboração da comunidade com o descarte correto de materiais e eliminação de criadouros são fundamentais no combate ao mosquito, que também transmite zika vírus, chikungunya e febre amarela”, reforça Diego.

Em 2020, Rio Claro soma 371 casos registrados de dengue, conforme boletim divulgado na quarta-feira (8) pela Vigilância Epidemiológica.

Tags: , ,

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.