Na manhã de quinta-feira (20) o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, esteve em Corumbataí para conhecer o programa de coleta seletiva de lixo daquele município, onde há uso de “bags” (sacos) ecológicos. “Achamos interessante o modelo e vamos fazer estudos sobre a implantação de projeto similar em Rio Claro”, comenta o prefeito Juninho. A proposta inicial é de se fazer projeto piloto em dois bairros rio-clarenses.

Recebido pelo vice-prefeito de Corumbataí, João Batista Altarugio Filho, e pela coordenadora do programa de coleta seletiva naquele município, Lucilene Aquino, o prefeito Juninho da Padaria pôde conferir como Corumbataí desenvolveu a ideia. Cerca de 10 toneladas de material são coletadas por mês naquele município.

Juninho esteve no município vizinho acompanhado do secretário municipal de Meio Ambiente, Ricardo Gobbi e Silva, do vereador Geraldo Voluntário, do diretor municipal de resíduos de sólidos, William Oliveira, da presidente da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis Novo Tempo, Josilma de Jesus Fonrozo, e pela vice-presidente da cooperativa de trabalho dos catadores de material reaproveitável de Rio Claro (Cooperviva), Maria Aparecida de Oliveira.

O vereador Geraldo Voluntário, que apresentou ofício para a adoção dos bags na coleta seletiva de Rio Claro, destaca que “quanto maior a coleta, maiores os ganhos ambientais e sociais”.

Implantado em 1994 no município de Corumbataí em uma parceria do poder público com o Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE) da Unesp Rio Claro, o programa consiste em disponibilizar bags (sacos) para que o material reciclável seja depositado pelos munícipes nesses locais adequados, otimizando a recolha e triagem dos materiais, que é feito uma vez por semana.

“Ficou claro que, para ter um bom funcionamento, é necessária a mobilização de toda a sociedade, como é feito em Corumbataí”, comenta o secretário municipal de Meio Ambiente, Ricardo Gobbi e Silva, ressaltando que atualmente, em Rio Claro, há espaço para aumentar a coleta seletiva na cidade, já que cerca de 10% do material reciclável é destinado corretamente pelos munícipes através do serviço de coleta seletiva.

Em Rio Claro, o serviço de coleta seletiva é feito seguindo calendário de segunda à sexta, nos bairros da cidade, cujo calendário está disponível no site da prefeitura – www.rioclaro.sp.gov.br

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.