Matheus Pezzotti

Campeonato mais tradicional da América Latina, a Forja de Campeões tem 73 anos de existência e já revelou nomes como Éder Jofre, Maguila e os irmãos Esquiva e Yamaguchi Falcão.

Tradicional também é a participação da equipe de Rio Claro, que ano passado foi vice-campeã coletiva do torneio e faz sua estreia neste sábado (8), em Guarulhos, cidade que recebe o torneio pela primeira vez.

Em 2014, apenas um atleta foi inscrito pela equipe da Secretaria Municipal de Esportes (Seme). Trata-se de Augusto ‘Cafu’ Pires, boxeador de 18 anos da categoria meio-médio ligeiro, cujo limite é 64 quilos. Cafu é natural do Rio Grande do Sul, mas treina em Rio Claro e reside na cidade desde o início do ano passado.

Com experiência de três anos na modalidade, a Forja será o primeiro campeonato da categoria Adulta disputado por Cafu, que já conquistou uma medalha de bronze no Brasileiro Juvenil de 2012. Na sua estreia, o boxeador enfrenta Rosenildo Freire, da academia Força Jovem, de São Paulo.

Na Forja de Campeões do ano passado, Rio Claro inscreveu quatro atletas e todos conquistaram medalhas, sendo um ouro, duas pratas e uma de bronze.

“Desde 2007 colocamos no mínimo um atleta na final, com exceção de 2009, em que nenhum rio-clarense participou da Forja. Este ano a responsabilidade de manter a tradição está nas mãos do Cafu, mas ele está bem preparado e vai brigar pelo título”, diz Leonardo Macedo, treinador da equipe.
Esta é uma reprodução da notícia publicada na edição impressa do Jornal Cidade

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.