Rio Claro é finalista do sétimo prêmio Melhores Práticas de Sustentabilidade. Nesta quarta-feira (25) o coordenador da Comissão Agenda Ambiental na Administração Pública (Comissão A3P) de Brasília, Paulo Roberto Raiz, estará no município para avaliação técnica do legado da terceira Olimpíada Ambiental, atividade realizada em 2017 que colocou Rio Claro entre as melhores avaliadas entre as comissões A3P de todo o país. Paulo Raiz vai visitar a escola municipal Maria Aparecida Polastri Hartung, vencedora da olimpíada na categoria Educação Infantil, no ano passado.

Em Rio Claro, a agência A3P é uma entidade da prefeitura, voltada à gestão ambiental no serviço público e à conscientização ambiental dos servidores municipais. Já o Prêmio A3P tem como objetivo dar visibilidade às iniciativas de responsabilidade socioambiental implementadas na administração pública e divulgar ações bem sucedidas. A premiação é uma iniciativa da Secretaria Nacional de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental e do Departamento Nacional de Desenvolvimento, Produção e Consumo Sustentáveis. Rio Claro concorre com as demais comissões A3P do Brasil, na categoria Gestão Pública.

“Estar entre os finalistas é um reconhecimento do trabalho elaborado e realizado no município dentro das questões ambientais, uma das prioridades do prefeito Juninho da Padaria”, comenta o secretário de Meio Ambiente, Antonio Penteado. “Conscientizar a população e formar, desde a infância, cidadãos preocupados com essa temática, é essencial para termos um futuro melhor”, acrescenta.

Durante a Olimpíada Ambiental de Rio Claro, realizada no segundo semestre do ano passado, a escola municipal Maria Aparecida Polastri Hartung arrecadou 12,5 toneladas de materiais recicláveis, 18 garrafas pet de dois litros com lacres de alumínio, 15 quilos de materiais de escrita, 190 esponjas de limpeza, sete quilos e meio de tubos de pastas de dentes vazios e escovas, e 417 litros de óleo de cozinha.

Pelo Ensino Fundamental a escola vencedora foi o Caic, com cerca de nove toneladas de materiais recicláveis arrecadados, 120 garrafas pet de dois litros com lacres de alumínio, nove quilos e meio de material de escrita, 84 esponjas, 1,7 quilo de tubo de pasta de dente e escovas e 573 litros de óleo de cozinha.

A Terceira Olimpíada Ambiental foi um projeto desenvolvido pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Comissão Ambiental A3P e Secretaria Municipal de Educação, com participação de 20 escolas da rede municipal de ensino de Rio Claro. No total, cerca de 70 toneladas de material reciclável foi recolhido, quase 400% a mais que a edição anterior do evento.

Todo o material arrecadado foi entregue para a Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Material Reaproveitável de Rio Claro (Cooperviva) e para a Associação de Catadores de Material Reciclável Novo Tempo.

Aliando jogos municipais estudantis com ações de conscientização e aprendizado sobre questões do meio ambiente, a Olimpíada Ambiental reuniu cerca de 6.500 estudantes em disputas esportivas, eventos culturais e gincanas ambientais.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.