Rio Claro divulga novo cronograma para vacinação contra Covid-19.

Pessoas de todas as idades devem se vacinar.

A Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro divulgou novo cronograma de vacinação contra Covid. Para crianças e adolescentes de seis meses a 17 anos foram estabelecidos critérios conforme a faixa etária e a situação vacinal de cada um.

“Quem tem mais de 17 anos também deve manter a vacinação em dia, pois infelizmente a Covid ainda é uma realidade em nosso dia a dia”, alerta Giulia Puttomatti, presidente da Fundação de Saúde.

A coordenação de vacinação orienta os pais a lerem com atenção as informações sobre os critérios para a vacina. “É importante que os pais levem seus filhos para serem vacinados e também estejam com a vacinação atualizada”, afirma Fabyolla Lourenço.

Quem tiver dúvida, pode ligar para a seção de Imunização da Vigilância Epidemiológica de Rio Claro, no telefone (19) 982770204. O atendimento é feito nas UBS da 29, do Wenzel, da Vila Cristina e do Cervezão. Os dias e horários variam.

Crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias devem tomar a segunda dose 30 dias após a primeira, e a terceira dose oito semanas após a segunda dose. Atendimento às segundas, quartas e sextas-feiras das 8 às 15 horas.

Crianças de 5 a 11 anos que não receberam nenhuma dose ou que receberam Pfizer Infantil devem tomar a segunda dose oito semanas após a primeira. Após quatro meses, devem tomar dose de reforço, com a Pfizer Infantil. Atendimento às segundas, quartas e sextas-feiras das 8 às 15 horas.

Crianças de 3 a 11 anos que receberam Coronavac devem tomar a segunda dose 28 dias após a primeira. O município aguarda o envio de novas doses da Coronavac, que no momento está em falta. A dose de reforço deve ser aplicada quatro meses depois da segunda dose. O reforço deve ser com Pfizer Infantil para crianças de 5 a 11 anos e com Pfizer Baby para crianças de 3 e 4 anos. Atendimento para o reforço às segundas, quartas e sextas-feiras das 8 às 15 horas.

Adolescentes de 12 a 17 anos devem ter ao menos duas doses de vacina e um reforço aplicado quatro meses após a segunda dose. Atendimento de segunda a sexta-feira das 7h30 às 16h30.

Pessoas com 18 anos ou mais devem ter ao menos duas doses de vacina e dois reforços, sendo o primeiro aplicado quatro meses após a segunda dose e o segundo reforço aplicado quatro meses após o primeiro reforço. Atendimento de segunda a sexta-feira das 7h30 às 16h30.

Vacina bivalente

O Ministério da Saúde prevê para o próximo dia 27 o início da aplicação da vacina bivalente contra a Covid. Serão atendidos por enquanto somente grupos prioritários – idosos, trabalhadores de saúde, gestantes e puérperas, e pessoas com deficiência permanente –, desde que tiveram já tomado os dois reforços.

A vacina bivalente protege contra o vírus original e também contra a Ômicron e suas subvariantes.

Tags: ,

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.