Rio Claro foi a cidade que mais gerou empregos na região no ano passado, segundo aponta levantamento feito pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), órgão vinculado ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (26). De janeiro a dezembro de 2017 o município criou 1.295 vagas formais de trabalho, resultado bem melhor do que o registrado em 2016 quando o saldo foi negativo em 920 vagas. No total, ao longo dos 12 meses, foram feitas 22.711 contratações e 21.416 demissões.

Esse foi o melhor desempenho de Rio Claro na geração de empregos dos últimos quatros anos. De 2014 a 2016 todos os saldos foram negativos: -665 em 2014, -2873 em 2015 e -920 em 2016. Isso significa que nesse período o número de desligamentos superou o número de admissões. O último resultado positivo de Rio Claro na criação de postos de trabalho foi em 2013 quando o saldo foi 864 vagas. O desempenho de Rio Claro em 2017 foi o melhor da região, inclusive superando cidades de maior porte.

Uma das explicações para o bom desempenho do município na geração de empregos com carteira assinada são as ações do empresariado rio-clarense e do poder público para manter o crescimento econômico mesmo num cenário de crise financeira. “A prefeitura tem feito um grande esforço para ampliar e dinamizar a economia com o objetivo de gerar emprego e renda. Os dados do Caged demonstram que estamos no caminho certo”, avalia o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria.

Para Gilberto Brina, secretário de Governo, Desenvolvimento Econômico e Planejamento, a administração municipal tem trabalhado para promover o crescimento econômico do município atraindo empresas e incentivando o micro e pequeno empresário. Uma dessas ações é a concessão de incentivos fiscais por meio do Proderc (Programa de Desenvolvimento de Rio Claro). “Também ampliamos a divulgação do nome de Rio Claro valorizando o potencial da cidade para investimentos”, comenta Brina, ressaltando que o crescimento da economia favorece a geração de emprego e renda, como revela os números apresentados pelo Caged, mostrando que Rio Claro foi a cidade que mais gerou empregos na região no ano passado.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.