Rio Claro conta com plataforma pública de inovação

Rio Claro conta com plataforma pública de inovação

Ao inaugurar na manhã desta quarta-feira (12) a Plataforma Pública de Inovação Hub, no Núcleo Administrativo Municipal, o prefeito Gustavo destacou os avanços que Rio Claro conseguiu nos últimos dois anos na geração de emprego e renda. “As várias ações adotadas em parceria com o setor privado e instituições de ensino e pesquisa estão recolocando nossa cidade na rota do desenvolvimento”, afirmou.

A plataforma pública de inovação foi criada para conectar instituições de ensino e pesquisa, ambientes de inovação, corporações, terceiro setor, agentes de fomento, investidores, poder público e comunidades.

De acordo com o secretário municipal do Desenvolvimento Econômico, Anderson Christofoletti, o objetivo é apoiar o desenvolvimento de empreendedores e acelerar a criação de empresas de base tecnológica, as chamadas startups, na perspectiva de impulsionar a geração e atração de novos negócios, emprego e renda para Rio Claro.

O vereador Val Demarchi, que falou em nome da Câmara Municipal, disse que o Poder Legislativo tem sido parceiro da administração municipal em projetos para que Rio Claro volte a ser pioneira e destaque na região. Os vereadores Irander Augusto, Hernani Leonhardt e Geraldo Voluntário também prestigiarem o lançamento da plataforma, evento que reuniu ainda representantes da indústria e comércio, secretários municipais e Bruna Perissinotto, presidente do Fundo Social.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico explica que o novo espaço é um ambiente propício para o desenvolvimento de ideias inovadoras e para o estabelecimento de parcerias estratégicas que podem alavancar a competitividade dos empreendimentos locais. O espaço se apresenta como uma importante fonte de recursos e conhecimentos para os empreendedores que buscam se destacar no mercado.

A plataforma Hub oferece espaço de coworking com estações de trabalho, conexão de internet, sala de reunião e espaço de convivência, serviços da Sala de Inovação Tecnológica para conexão com o Ecossistema de Inovação Municipal e Sala do Empreendedor para facilitar os processos empresariais aos microempreendedores individuais (MEI), bem como ferramentas para desenvolvimento das startups, agenda de eventos e outros. Mais informações em hub.rioclaro.sp.gov.br.