O município de Rio Claro realizou domingo (20) evento em comemoração ao Dia da Consciência Negra. “É importante relembrarmos a história para que a necessidade de mudanças não caia no esquecimento e erros não se repitam”, destacou o prefeito Gustavo na solenidade realizada na sede da escola de samba Grasifs.

O vereador Geraldo Voluntário, que falou em nome da Câmara Municipal, ressaltou a importância de Rio Claro ter em seu calendário a data comemorativa à consciência negra. “Hoje é um dia muito importante para a comunidade negra. É dia de homenagear aqueles que se levantaram contra a discriminação racial e abriram caminhos para que continuássemos lutando. Hoje comemoramos, mas diariamente seguimos trabalhando para conquistar respeito e igualdade”.

Para o vereador José Pereira dos Santos, presidente da Câmara Municipal, a data é sempre um momento de reflexão que permite às pessoas refletirem suas posturas e o quanto estão colaborando para um mundo melhor, sem preconceito, com mais tolerância e solidariedade.

Também participaram do ato o vereador Rafael Andreeta, o secretário de Cultura Dalberto Christofoletti, a assessora dos Direitos Raciais Maria Lourdes da Silva, o presidente da Grasifs Edison de Souza, além de líderes de entidades e coletivos da comunidade negra de Rio Claro.

A música ficou por conta dos artistas Gabriel Vako (violão, voz e gaita) e Jeferson Lopes, que recitou diversos poemas.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Dia a Dia:

Suavização de valetas têm continuidade em Rio Claro

Fim de semana ensolarado em Rio Claro, sem chuvas

Casos de dengue em gestantes aumentam 345% em 2024