Cirurgias que não são consideradas de urgência, como catarata, de varizes ou de próstata, serão reguladas com base em uma fila única em todos os Estados do País.

Com o objetivo de agilizar o atendimento de pacientes que aguardavam vaga para internação pelo SUS (Sistema Público de Saúde), a prefeitura de Rio Claro, por meio da Fundação de Saúde, comprou 11 leitos no Hospital Santa Filomena. São dez leitos de enfermaria e um de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). “Diante do aumento da demanda por internação a prefeitura buscou alternativas para suprir a necessidade e atender os pacientes”, comenta o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria.

A medida foi tomada em caráter emergencial para atender pacientes que estavam internados há vários dias nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) da Avenida 29 e do Cervezão e no Pronto-Socorro Municipal Integrado (PSMI), à espera de vaga no hospital credenciado pelo SUS no município. “A decisão tem como objetivo salvar vidas e garantir maior agilidade na transferência de pacientes que precisam de internação”, explica o secretário municipal de Saúde, Djair Claudio Francisco.

Todos os 11 leitos comprados no Santa Filomena já estão ocupados. Na UTI foi internado um paciente de 39 anos vítima de infarto do miocárdio. Os outros leitos de emergência estão com dois pacientes com pneumonia, um paciente com necessidade de amputação de hálux por diabetes, três pacientes com histórico de hemorragia digestiva alta, um paciente com hipertensão arterial e diabetes descompensada.

Também foi transferido da rede municipal para o Santa Filomena um paciente com quadro de lesão pulmonar por trauma e outro com quadro de cólica renal intensa. Este último foi transferido para realização de exames específicos e resolução de seu problema renal. O último leito está ocupado por um paciente de Santa Gertrudes, município que faz parte da microrregião atendida por Rio Claro, que apresenta quadro de pneumonia e insuficiência cardíaca.

Além da compra dos 11 leitos, a prefeitura continua trabalhando para criar mais 48 leitos de internação em prédio da Associação Casa de Saúde Bezerra de Menezes, no Bairro do Estádio. A iniciativa conta com apoio de membros do Movimento Pró-Hospital Público Regional de Rio Claro que em breve farão visita ao imóvel com o prefeito Juninho da Padaria. “Temos sinal positivo do governo estadual para criação do hospital de apoio e ampliação do número de leitos sem perder o foco no hospital público regional pleiteado pela sociedade”, conclui Juninho.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.