A Secretaria Municipal de Saúde de Rio Claro confirmou na sexta-feira (23) que as novas medidas para atendimento médico nas especialidades de pediatria e ginecologia irão permitir que número maior de crianças e mulheres seja atendido. Conforme explica a secretária de Saúde, Maria Clélia Bauer, com a presença permanente dos profissionais médicos nas quatro unidades básicas de saúde de Rio Claro, a população tem a garantia de que será atendida no dia agendado. “Essas pessoas irão para as UBS, que são as unidades de referência, após passarem pelo médico generalista em uma Unidade de Saúde da Família (USF)”, afirma.

Maria Clélia explica ainda que se os médicos ficam passando pelas USF não conseguem atender a todos, pois muitas vezes atendem um paciente que poderia passar por consulta em médico generalista, situação que acabava tirando a oportunidade de consulta de quem realmente precisava do especialista. O diretor municipal de Atenção Básica, Jair Vergínio Júnior, explica que a rede de Atenção Básica do município utiliza as estratégias de orientação do Ministério da Saúde, que não preconiza a presença de médicos especialistas nas USF, e ressalta que o objetivo principal é dar assistência multidisciplinar às pessoas que precisam de atendimento em saúde, e isso continua sendo feito normalmente nas USF.

Na proposta de ampliar o atendimento na rede de atenção básica, a prefeitura tomou outras medidas, como a construção de seis novas unidades de saúde, a ampliação do horário de atendimento em todas as UBS e USF das 7 às 17 horas. Em breve, quatro unidades de saúde passarão a atender até às 20 horas. Para isso, os prédios serão reformados e mais profissionais médicos e de outros serviços estão sendo contratados.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Notícias:

Novo plantão de vacinação será realizado amanhã

Programa combate lentidão na abertura de empresas

Brasil: número de mortes por ataques de cães cresce 27%