Divulgação

Comitiva de Rio Claro conheceu o funcionamento da Central de Compras do município de Maringá, que realiza desde o processo de compra e licitação até o recebimento, armazenamento e entrega dos materiais.

“O principal objetivo é diminuir os custos aos cofres públicos e ampliar a oferta de serviços à comunidade”, ressaltou o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, que participou da visita à Maringá, juntamente com secretários municipais. O vereador e líder do governo na Câmara Municipal, Ruggero Seron, também acompanhou a visita. “Nossa expectativa é de que a iniciativa da prefeitura reforce a postura de lisura na aplicação do dinheiro público”, afirmou Seron, ao lembrar que a fiscalização dos serviços públicos é uma das principais atribuições do Legislativo.

Além da Central de Compras, os gestores rio-clarenses conheceram também o funcionamento do Almoxarifado Central da Prefeitura de Maringá (PR), referência para os municípios de todo o Brasil. A comitiva rio-clarense, que viajou de ônibus, foi recepcionada pelo secretário de Patrimônio, Compras e Logística, Paulo Sérgio Larson Carstens e pelo diretor de licitações, Antonio Luiz Lage. “Temos orgulho da transparência empregada em todas as compras e da agilidade do almoxarifado”, destacou Paulo Sérgio, dizendo ainda que a população pode ter acesso aos dados do Almoxarifado no Portal da Transparência.

“Todos os itens estocados no Almoxarifado Central são cadastrados por um sistema informatizado, monitorando a quantidade e as entradas e saídas dos materiais”, explicou Antonio Luiz Lage.

O prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, ressaltou que projeto semelhante será aplicado em breve em Rio Claro, conforme projeto recentemente aprovado pela Câmara de Vereadores. “Esse novo mecanismo trará economia e benefícios para o município, pois vamos centralizar o gerenciamento das aquisições, armazenamento, controle e distribuição dos insumos de todas as secretarias”, comentou o prefeito Juninho. Em Rio Claro, atualmente cada secretaria é responsável por suas compras e armazenamento. Ao centralizar o processo, a prefeitura irá reduzir custos. Inicialmente será implantada a central de compras e, numa segunda etapa, um local único para estocagem dos materiais, tudo com rigoroso controle na tramitação.

Também participaram da visita em Maringá o advogado Levi Nunes Martins, da OAB de Rio Claro, e Marcelo Undiciatti, do Rotary Clube Rio Claro Alvorada.

O secretário municipal de Economia e Finanças, Gilmar Dietrich, destaca que, com os novos procedimentos a serem adotados pela prefeitura de Rio Claro, as compras também serão realizadas numa mesma licitação, o que deverá resultar em ofertas por menores preços e, portanto, economia aos cofres públicos.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.