Divulgação 

Buscar mecanismos que possam contribuir com o trabalho desenvolvido pelas Polícias Civil e Militar no município. Com este objetivo, comitiva de Rio Claro formada pelo prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, secretário municipal de Segurança e Mobilidade Urbana Marco Antonio Bellagamba e vereadores Seron do Proerd (DEM) e Rogério Guedes (PSB) esteve reunida com o secretário de Estado da Segurança Pública do Estado de São Paulo, Mágino Alves Barbosa Filho na última terça-feira, 13, na sede da pasta na capital paulista.

No encontro, Juninho relatou ao secretário Mágino como a ação integrada envolvendo as Polícias Civil e Militar e a Guarda Civil Municipal é desenvolvida em Rio Claro desde de janeiro deste ano com destaque para a Operação Força Total desenvolvida nos bairros e na área central em dias, locais e horários alternados.

“Reforço do efetivo policial e envio de novas viaturas se faz necessário para que possamos garantir à população a sensação de segurança nas ruas”, disse Juninho. Para Bellagamba, a questão do transporte é fundamental neste momento. “Temos em Rio Claro, praticamente, um veículo por morador. O número de ocorrências envolvendo acidentes é grande e hoje temos poucas viaturas disponíveis para a PM desenvolver o trabalho”, pontuou o secretário municipal de Segurança ao se referir sobre o tempo que leva para o policial atender a uma ocorrência de acidente de trânsito.

Rogério Guedes ratificou a fala do Executivo municipal ao frisar que atualmente Rio Claro conta com apenas três viaturas em condições de uso para que a polícia realize trabalho nos bairros que juntos somam mais de 200 mil habitantes. “É impossível”, frisou o vereador a Mágino.

Na mesma linha, Seron do Proerd defendeu que o número de policiais destinados a Rio Claro seja ampliado. “A realidade da cidade hoje não é a mesma de 30 anos atrás”, disse o parlamentar ao colocar em debate o número do efetivo. “Precisamos reclassificar o município e desta forma aproximar o efetivo policial à nova realidade”, explicou.

O secretário estadual confirmou que o governo paulista está em fase de aquisição de novas viaturas e confirmou à comitiva que Rio Claro será contemplado. Bellagamba solicitou atenção especial para o envio de motos. “A nossa frota precisa ser renovada e ampliada”, disse.

Mágino Alves Filho também salientou que a secretaria estadual encontrará a melhor maneira para reforçar o efetivo policial. Quanto às operações desenvolvidas nas ruas para conter o avanço dos índices de criminalidade, o titular da pasta da Segurança Pública enfatizou: “Parabenizo Rio Claro pela iniciativa e posso garantir que o governo paulista também irá atuar lá”, disse o secretário. “Teremos atenção especial com Rio Claro”, finalizou. O deputado estadual Adilson Rossi (PSB) participou do encontro

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.